Porto é campeão da Eurockey Cup Sub-15

Porto é campeão da Eurockey Cup Sub-15

A estreia do Porto / Dragon Force na Eurockey Cup não poderia ter sido melhor. No derradeiro dia de prova, os dragões arrecadaram o título de Sub-15.

Porto e Manlleu defrontaram-se no pavilhão de Les Casernes em Vilanova para discutir o título de Sub-15 da Eurockey Cup.

Com um percurso imaculado, qualquer das duas equipas tinha já mostrado argumentos para levar o troféu para casa.

O Porto, de Jorge Ferreira, entrou mais forte. Aos três minutos e meio, Diogo Marques arrancou pela direita e rematou para golo, com a preciosa colaboração de Miguel Afonso a importunar na área defensiva e guarda-redes do Manlleu. Longe de se pensar que este poderia ser o único golo da partida, houve na primeira parte algum equilíbrio, mas com o Porto mais perigoso e mais perto de voltar a marcar.

Ainda cedo no jogo, Diogo Marques apontou o golo do contentamento portista
Ainda cedo no jogo, Diogo Marques apontou o golo do contentamento portista

Na segunda parte, o Manlleu regressou dos balneários determinado a virar o resultado. Mas Rafael Pacheco não deixou. O guarda-redes que, pelo mérito defensivo dos azuis-e-brancos, nem tivera muito trabalho ao longo do torneio, foi inúmeras vezes chamado a mostrar-se. E disse sempre presente.

O Manlleu era mais rápido sobre a bola e as oportunidades sucediam-se, mas sempre a esbarrar em "Rafa". O Porto poderia ter 'matado' em contra-golpe ou nos espaços em que conseguiu manter a bola longe da sua baliza, mas seriam dois momentos de Rafael, os mais determinantes na recta final da partida.

Rafael Pacheco protagonizou uma segunda parte extraordinária
Rafael Pacheco protagonizou uma segunda parte extraordinária

A menos de seis minutos do final, Didac Alonso dispôs de uma grande penalidade. O guarda-redes portista defendeu o remate e recarga, levando ao desespero os catalães do Manlleu. E, à entrada do último minuto, a luva do guardião evitou mais um golo, passando a certeza e a confiança de que a vitória não fugiria.

O Porto, campeão nacional do escalão, festejou efusiva e justificadamente uma conquista europeia que só vem confirmar a qualidade de um grupo coeso e promissor. O capitão Carlos Dias foi o mais profícuo, com nove tentos apontados, num saldo de seis vitórias em outros tantos jogos, com 34 golos marcados e apenas cinco sofridos.

Rafael Pacheco e Diogo Marques foram escolhidos para o cinco da prova. O guarda-redes foi mesmo distinguido como o MVP - Jogador Mais Valioso - da final.

Os dragões tornam-se a primeira equipa portuguesa a vencer a competição de Sub-15 da Eurockey Cup - o Braga vencera, mas em Sub-17, em 2014 -, sucedendo aos italianos do Mirandola (2012) e aos catalães do Reus (2013) e Arenys de Munt (2014 e 2015).

No final do evento, o treinador Jorge Ferreira e o coordenador Filipe Santos estavam naturalmente satisfeitos por uma estreia vitoriosa e certos do retomar de um Porto triunfador nos escalões de formação.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny