Notícia

Benfica na nova Intercontinental

Oct 12, 2017

Na linha do que foi decidido para a Taça Continental, também a Taça Intercontinental (única prova de clubes organizada directamente pela World Skate) passará a ser jogada em formato de Final Four, mas alargando a abrangência da prova ao invés de incluir os finalistas vencidos.

Em Nanjing foi aprovada a fusão entre a International Roller Sports Federation (FIRS) e a International Skateboarding Federation (ISF), resultando na nova "World Skate".

A Taça Continental, que é jogada desde 1983 entre o vencedor da Liga Europeia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes, passará a reunir os vencedores das provas máximas das confederações de a) África, b) Ásia e Oceania, c) Europa e d) Américas.

Nesta primeira edição, de transição, por não se terem realizado os campeonatos para além dos que tradicionalmente disputavam a Intercontinental, a organização decidiu - um pouco de forma salomónica - convidar, para além dos campeões deste ano, os do ano passado. Recorde-se que relativamente a 2016, apesar do interesse de ambos os emblemas, Benfica e Andes Talleres não disputaram o troféu devido a um atraso provocado pela mudança estrutural no comité técnico de Hóquei em Patins da própria World Skate.

Benfica, vencedor da Liga Europeia em 2016

Com as equipas que completam o quadro decididas administrativamente, também as meias-finais foram decididas por "despacho" (futuramente haverá sorteio), promovendo-se uma meia-final com os vencedores de 2016 e outra de 2017. Assim, o Benfica, vencedor da Liga Europeia em 2016, irá defrontar o Andes Talleres, campeão Sul-Americano de 2016, enquanto o Reus, vencedor da Liga Europeia em 2017 ainda terá de aguardar para conhecer adversário, dado que o Campeonato Sul-Americano de Clubes só se realiza entre 24 de Novembro e 3 de Dezembro, no Recife (Brasil).

Reus, vencedor da Liga Europeia em 2017

A Taça Intercontinental está prevista para os dias 16 e 17 de Dezembro e o Reus já anunciou a sua intenção de organização. O prazo limite para a apresentação de candidaturas é o próximo dia 15 de Outubro.

Realizada de forma errática, o troféu Intercontinental foi disputado em 16 ocasiões, a última das quais em Dezembro último entre Vic e Hurácan, numa edição contestada e não reconhecida pelo Comité Europeu (CERS-RH).

Só por uma vez o título fugiu às equipas europeias. Foi na segunda edição, em 1986, com vitória dos argentinos do Trinidad sobre o Barcelona.

O troféu já ficou em mãos portuguesas duas vezes, primeiro pelo Óquei de Barcelos (1992) e mais recentemente pelo Benfica (2013), já com Pedro Nunes no comando técnico. Também presente na próxima edição, o Reus venceu a Intercontinental em 2010.

Inline content
Contacte-nos
BackOffice
Privacy Policy