Benfica na nova Intercontinental

Benfica na nova Intercontinental

Na linha do que foi decidido para a Taça Continental, também a Taça Intercontinental (única prova de clubes organizada directamente pela World Skate) passará a ser jogada em formato de Final Four, mas alargando a abrangência da prova ao invés de incluir os finalistas vencidos.

Em Nanjing foi aprovada a fusão entre a International Roller Sports Federation (FIRS) e a International Skateboarding Federation (ISF), resultando na nova "World Skate".

A Taça Continental, que é jogada desde 1983 entre o vencedor da Liga Europeia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes, passará a reunir os vencedores das provas máximas das confederações de a) África, b) Ásia e Oceania, c) Europa e d) Américas.

Nesta primeira edição, de transição, por não se terem realizado os campeonatos para além dos que tradicionalmente disputavam a Intercontinental, a organização decidiu - um pouco de forma salomónica - convidar, para além dos campeões deste ano, os do ano passado. Recorde-se que relativamente a 2016, apesar do interesse de ambos os emblemas, Benfica e Andes Talleres não disputaram o troféu devido a um atraso provocado pela mudança estrutural no comité técnico de Hóquei em Patins da própria World Skate.

Benfica, vencedor da Liga Europeia em 2016
Benfica, vencedor da Liga Europeia em 2016

Com as equipas que completam o quadro decididas administrativamente, também as meias-finais foram decididas por "despacho" (futuramente haverá sorteio), promovendo-se uma meia-final com os vencedores de 2016 e outra de 2017. Assim, o Benfica, vencedor da Liga Europeia em 2016, irá defrontar o Andes Talleres, campeão Sul-Americano de 2016, enquanto o Reus, vencedor da Liga Europeia em 2017 ainda terá de aguardar para conhecer adversário, dado que o Campeonato Sul-Americano de Clubes só se realiza entre 24 de Novembro e 3 de Dezembro, no Recife (Brasil).

Reus, vencedor da Liga Europeia em 2017
Reus, vencedor da Liga Europeia em 2017

A Taça Intercontinental está prevista para os dias 16 e 17 de Dezembro e o Reus já anunciou a sua intenção de organização. O prazo limite para a apresentação de candidaturas é o próximo dia 15 de Outubro.

Realizada de forma errática, o troféu Intercontinental foi disputado em 16 ocasiões, a última das quais em Dezembro último entre Vic e Hurácan, numa edição contestada e não reconhecida pelo Comité Europeu (CERS-RH).

Só por uma vez o título fugiu às equipas europeias. Foi na segunda edição, em 1986, com vitória dos argentinos do Trinidad sobre o Barcelona.

O troféu já ficou em mãos portuguesas duas vezes, primeiro pelo Óquei de Barcelos (1992) e mais recentemente pelo Benfica (2013), já com Pedro Nunes no comando técnico. Também presente na próxima edição, o Reus venceu a Intercontinental em 2010.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia