Romero, Romero, quem és tu?

Romero, Romero, quem és tu?
Foto de capa: Gabriele Baldi

O Jogo noticia na sua edição desta terça-feira o interesse e as "negociações avançadas" do Sporting com Gonzalo Romero. E, ao que foi possível apurar, o internacional argentino reforçará mesmo os leões no próximo defeso.

Depois de defesos de autêntico turbilhão de entradas e saídas, o Sporting estará apostado em trabalhar a nova temporada de forma mais tranquila, promovendo poucas alterações no plantel agora às ordens de Paulo Freitas. Não haverá saídas que possam permitir, por exemplo, a integração dos emprestados André Centeno e Gonçalo Nunes, mas alguém dará o seu lugar a uma das principais figuras do campeonato italiano.

A "outra" estrela da constelação albiceleste

Gonzalo Romero completa 26 anos em Setembro e seguirá as pisadas de Pedro Gil, que rendeu no Forte dei Marmi em 2016. Antes, "Romerito" ou "Nolo", jogou às ordens de Nuno Resende no Matera, chegando à Final Four da Taça CERS num regresso a Barcelos.

Romero estivera em Barcelos em 2011, a jogar o Mundial de Sub-20 ao lado de, por exemplo, Franco Platero, irmão do leão Matías, e no ano seguinte deu o salto para a Europa e para Itália. Mas um Novara em ebulição não foi o palco que se desejava para a sua adaptação, e acabaria por regressar à Argentina. Protagonizando excelentes campanhas pelo Ritchet y Zapata, mereceu a chamada de Dario Giuliani ao Campeonato do Mundo de 2015, que teve lugar em La Vendee, França.

Campeão do Mundo em 2015
Campeão do Mundo em 2015

Num conjunto de grandes nomes, Romero e Josi Garcia foram os "desconhecidos" que levantaram o ceptro mundial. O anunciado reforço do Sporting regressou ao campeonato italiano e impôs-se, voltando a merecer nova chamada ao Campeonato do Mundo em 2017.

Em Nanjing, os argentinos apostaram forte no feito de conquistar o Mundial pela segunda vez consecutiva, e à constelação que se reuniu não faltava Gonzalo Romero, que reclamava vários méritos entre os jogadores de pista escolhidos por Dario Giuliani: era o mais novo, o único do campeonato italiano e o único nascido em Mendoza.

Dos oito jogadores de pista que a albiceleste levou à China, "Romerito" será o sexto a chegar ao campeonato luso, depois de Reinaldo Garcia (Porto), Carlos Lopez (Benfica e Oliveirense), Carlos Nicolía (Benfica), Matías Platero (Sporting) e... Lucas Ordoñez, apontado ao Benfica para a próxima temporada. Ficam a faltar apenas Matías Pascual e Pablo Alvarez, de quem dificilmente o Barcelona abdicará e os únicos que não foram campeões do Mundo em 2015.

Gonzalo Romero é um jogador ainda jovem, com boa técnica, mas fundamentalmente combativo, não dando nenhuma bola por perdida. Na temporada passada, a contar para a Liga Europeia, defrontou o Sporting na fase de grupos e, esta temporada, para a mesma competição, visita a Luz no próximo dia 10 de Março para discutir a passagem aos quartos-de-final.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia