Corunha confirmada para o Europeu

Corunha confirmada para o Europeu

Era praticamente uma certeza desde que o Comité Europeu (CERS-RH) entregou a organização à federação espanhola, e agora a Real Federação Espanhola de Patinagem vem confirmar o que a Federação Galega já reclamara: o próximo Campeonato da Europa terá lugar na Corunha.

As datas do evento serão as originais, entre 15 e 22 de Julho, e não uma semana antes como a organização galega propusera, e com o anúncio da sede do Europeu, o CERS-RH deixa também um aviso. Entre as selecções europeias, apenas aquelas que participarem neste Campeonato da Europa poderão participar no ano seguinte no Mundial, parte dos World Roller Games que se realizarão em Barcelona.

Presença de selecções europeias no Mundial 2019 só será permitida se participarem neste Europeu 2018.

O 53º Europeu esteve atribuído a Itália, mas problemas internos levaram a federação transalpina a abdicar oficialmente no derradeiro dia de Janeiro.

Já ciente dessa possibilidade, o CERS-RH iniciou desde cedo conversações com Espanha no sentido de avaliar a possibilidade do mais importante certame de selecções do Velho Continente se realizar no país vizinho. E, apesar de Reus também manifestar interesse, desde cedo a Corunha se assumiu como a sede mais provável.

Estreia na Corunha

Este será o primeiro Campeonato da Europa a realizar-se na Galiza, segundo pólo mais importante do hóquei patinado espanhol depois da Catalunha. O Europeu teve lugar oito vezes em Espanha, sendo que quatro foram em Barcelona (Catalunha), duas em Oviedo (Astúrias), uma em Bilbau (País Basco) e uma em Alcobendas (Madrid).

Alcobendas recebeu a última edição da prova realizada em território espanhol, em 2014, com a Itália a sagrar-se campeã, contrariando o favoritismo ibérico e negando a Espanha o oitavo (!) título consecutivo. Antes, nas edições realizadas em território espanhol, a "selecção da casa" ganhara cinco vezes e Portugal duas (1967 e 1987).

Portugal defenderá o título conquistado em Oliveira de Azeméis.

Pese não ter recebido nenhum Europeu, a Galiza já recebeu três Campeonatos do Mundo, dois deles na Corunha. Em 1972 saiu vencedora a Espanha e em 1988 a Itália conquistou o seu terceiro de quatro títulos mundiais. Ainda na Galiza, mas em Vigo, teve lugar o Mundial de 2009, que culminaria no terceiro título do recente e inédito "penta" espanhol em mundiais.

Recorde-se que em Campeonatos da Europa, que se realizam desde 1926, Portugal soma 21 conquistas (e é o detentor do troféu), seguido de Espanha, com 16, e... Inglaterra. Os ingleses venceram as 12 primeiras edições da prova, todas as que antecederam a Segunda Grande Guerra, entre 1926 e 1939, e não voltaram a vencer. A Itália soma três conquistas.

Riazor

O palco do 53º Campeonato da Europa será o Palácio dos Desportos do Riazor.

Com capacidade para cerca de 4500 espectadores, a habitual casa do Liceo foi inaugurada a 1 de Agosto de 1970.

A inauguração do imponente pavilhão foi assinalada com uma partida entre a selecção espanhola e uma selecção do "resto do mundo". Nessa "selecção mundial", contavam-se quatro portugueses - Vítor Domingos (CUF), José Casimiro (Benfica), Júlio Rendeiro (Sporting) e Cristiano Pereira (Porto) - mas os espanhóis venceriam por 4-2.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia