Clássico para a liderança em Espanha

Clássico para a liderança em Espanha
Fotos: Luis Velasco Hevia

Em jogo da 22ª jornada (de um total de 30) da OK Liga, o líder Barcelona viaja até à Corunha para defrontar o segundo classificado Liceo. Separados por dois pontos (56 contra 54), o jogo pode ditar novo líder.

Nas 21 jornadas já realizadas, as duas equipas têm o mesmo número de vitórias (18), mas o Barcelona tem melhor ataque (97 contra 96 golos marcados) que o Liceo e melhor defesa (com apenas 27 sofridos contra 37 de "los verdes"), e na primeira volta venceu por 3-1, com golos de Panadero, Pascual e Alvarez contra o de Marc Coy. No entanto, o Barcelona não vence no Riazor para a OK Liga desde 2011/12...

Sergi Fernandez foi figura na final da Copa del Rey, no último duelo entre as duas equipas
Sergi Fernandez foi figura na final da Copa del Rey, no último duelo entre as duas equipas

As duas equipas voltariam a encontrar-se recentemente para a Copa del Rey, em Llorel de Mar, na final, novamente com vitória blaugrana. Panadero e Pau Bargalló marcaram para o conjunto de Edu Castro, enquanto apenas Carlo Di Benedetto apontou para os de Juan Copa.

Historicamente, estas são as duas equipas que mais vezes conquistaram o principal campeonato do país vizinho. Mas a diferença no pecúlio é imensa. O Barcelona soma 28 títulos, e é actualmente tetracampeão, depois do Liceo, que totaliza "apenas" sete conquistas, ter vencido em 2013. Nas últimas dez temporadas de OK Liga, o Barcelona ganhou oito e o Liceo uma (o Reus ganhou a outra), com os galegos a serem vice-campeões em seis edições.

Melhor marcador dos blaugrana, Pablo Alvarez despontou no Liceo
Melhor marcador dos blaugrana, Pablo Alvarez despontou no Liceo

A história recente das duas equipas passa também muito pelas saídas dos talentos "verdes" para os "blaugrana". No plantel às ordens de Edu Castro, Gual, Pascual, Ordoñez, Alvarez e Pau foram todos "liceales". Curiosamente, Ignacio Alabart, o único galego nas fileiras da equipa principal do Barcelona, não jogou no Liceo, tendo representado o Compañia de Maria até aos 16 anos, quando rumou a La Masia. No Liceo, Marc Coy (apenas na formação), Sergi Miras e Edu Lamas têm passado blaugrana.

Prometendo ser um grande jogo, estes dois gigantes do Hóquei em Patins mundial ainda se poderão encontrar esta época nas "meias" da Liga Europeia, caso nos "quartos" o Barcelona ultrapasse o Follonica e o Liceo afaste o Reus da hipótese de revalidar o título europeu.

Para já, na OK Liga, a partida desta noite contará com transmissão na Esport3 e TV Galicia a partir das 21h locais, 20h em Portugal continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia