A estreia de Xano

A estreia de Xano
Foto com Alabart: FC Barcelona
Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

Aos 16 anos, 8 meses e 13 dias, Alejandro Edo estreou-se nos seniores de Portugal.

Ainda que o jogo frente à França - em que não saiu do banco - contasse desde logo como uma internacionalização, o feito de se tornar um dos mais jovens internacionais "A" de sempre só ganha realmente expressão com a entrada para a segunda parte do jogo frente a Espanha.

"Sinto-me muito contente por o treinador poder confiar em mim num jogo assim, independentemente do resultado", referiu ao site da Federação de Patinagem de Portugal no final de um jogo ingrato, que terminou com uma derrota pesada por 9-4. A estreia foi "apadrinhada" por Roger Acsensi, autor dos três golos que Xano sofreu, tendo negado o 10º à Espanha no último minuto, evitando o golo de livre directo do também jovem Pol Manrubia.

Percurso de Xano nas selecções portuguesas começou no Europeu de Sub-17 no Luso, com 14 anos
Percurso de Xano nas selecções portuguesas começou no Europeu de Sub-17 no Luso, com 14 anos

Filho de Edo Bosch, histórico guarda-redes do Porto e internacional por Espanha, Xano enfrentou o dilema de ter de escolher entre as duas selecções mais tituladas do Hóquei em Patins mundial e, aos 14 anos, optou pelo país que o viu nascer e crescer.

Em 2015 sagrou-se campeão da Europa de Sub-17 no Luso, voltando a conquistar o título em 2017, em Fanano (Itália), depois de o ter perdido em 2016 para a Espanha, em Mieres (Astúrias). É raro, pelos condicionalismos etários, testemunhar três chamadas aos Sub-17, embora o Europeu tenha carácter anual. Agora, Xano poderá repetir o feito nos Sub-23, sendo que tal torna outra dimensão quando a Taça Latina se realiza de dois em dois anos. Pelo meio, o guarda-redes que é dos quadros do Barcelona, ainda não regista qualquer internacionalização pelos Sub-20, o que poderá acontecer em Setembro, em Viana do Castelo, no Europeu do escalão.

Chamada para o estágio em Azeitão e para a Latina supreendeu o jogador
Chamada para o estágio em Azeitão e para a Latina supreendeu o jogador

A chamada a este grupo foi inesperada. "Soube por um colega de equipa do ano passado da Selecção, que me mandou por mensagem os parabéns e eu fiquei na dúvida. Não sabia porque me estava a dar os parabéns", confessa. "Ele acabou por me dizer que era pela convocatória aos Sub-23 e eu... fui confirmar", recorda. "Fiquei muito contente e fui logo contar aos meus pais, a toda a família, mas não sabia o que dizer, o que pensar", revela, como quem duvida do seu enorme potencial. Mas não. "Se realmente estava lá o meu nome, por alguma coisa é...", afirma.

Apontado à equipa principal do Barcelona

Antes de rumar à cidade condal, Xano jogava no Porto. Jogava nos Sub-17, nos Sub-20 e na equipa "B"... e no Barcelona também não tem descanso. "Treino com com os Sub-20 e equipa B e treino com os seniores uma ou duas vezes por semana", explica. O internacional português é apontado à sucessão de Egurrola, "apenas" o jogador mais titulado do Hóquei em Patins, e os treinos com "Pulpo" e também com Sergi Fernandez são uma mais-valia. "Faz-me evoluir muito e crescer, e realmente aprendo bastante com os guarda-redes que estão lá, que são dos melhores do Mundo", orgulha-se.

O Barcelona tem dado destaque nas suas redes sociais à participação de Xano (e Alabart) na Taça Latina
O Barcelona tem dado destaque nas suas redes sociais à participação de Xano (e Alabart) na Taça Latina

Para esta temporada, Xano tem como objectivo o regresso da equipa B do Barcelona à Primera Nacional, a segunda divisão do país vizinho. A presença nos playoffs de subida na Nacional Catalana seria conseguida pouco antes do início do estágio com a Selecção Nacional. "Eram jogos importantes para a passagem de fase. Caso não passássemos, tínhamos de jogar a repescagem que coincidia com os treinos da Selecção de Sub-23", sublinha.

"Conseguimos vencer, num jogo muito complicado contra o Congrés, e passámos para a próxima fase", explica, indicando o objectivo. "Agora vem a parte mais importante, que são os playoffs, e só sobe um", conclui. O Barcelona "B" defronta nos quartos-de-final o Olot "B" nuns quartos-de-final à melhor de três, com partidas agendadas para 8 e 15 de Abril e, se necessário, a 29.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia