Lleida Llista Blava, campeão da CERS 2018

Por Nando Fontanet

Lleida Llista Blava, campeão da CERS 2018
Fotos: Isaac Navarra, para HóqueiPT

#ABOUT Por Nando Fontanet, correspondente em Lleida.

O Lleida colocou hoje, em casa, o primeiro título na história do clube nas vitrines ao superar o Óquei de Barcelos nas grandes penalidades de um jogo em que o adversário esteve a vencer 2-0. No fim, "Xixi" Creus foi o herói de uma final em que marcou o único dos dez penáltis.

Uma primeira parte sem domínio claro

Parecia que a final começava de feição ao Lleida Llista Blava, que jogava com o pavilhão cheio até aos estandartes no tecto. Com a lotação esgotada, as bancadas empurravam e o jogo acompanhava, ainda que o Barcelos participasse num "ir e vir" em que os dois guarda-redes voltaram a ser protagonistas. Lluis Tomàs teve muitas intervenções de mérito, ao enfrentar várias vezes a dupla de Rúben Sousa e Hugo Costa em várias ocasiões.

Candanedo ia tentando de fora e, no momento menos esperado, surgiu o golo português. Um tiro de João Guimarães redundou no 1-0 com o qual a primeira parte terminaria.

Creus: uma grande penalidade que vale um título

A convicção do Óquei de Barcelos foi decisiva no início do segundo tempo. O ritmo foi alto nos ataques dos dois lados e as oportunidades surgiram num penalti para o Lleida e um livre directo para a equipa de Paulo Pereira. Mas seria João Almeida a encarregar-se de assinar o 2-0, que foi quase imediatamente anulado pelo capitão Andreu Tomàs que, desta feita, não falhou uma grande penalidade.

Pouco depois, Darío Giménez conseguia o 2-2, e a nove minutos do final a festa voltava a estar ao alcance dos dois conjuntos. Dois minutos depois, o próprio Giménez falhou o livre directo que teria adiantado os locais.

Esgotados os 50 minutos, tempo extra e penalidades.

Os 10 minutos de prolongamento foram mais de nervos do que de oportunidades e seguiram-se as grandes penalidades. Finalmente, Xixi Creus, número 14 do Lleida Llista Blava, foi o herói de uma noite em que foi o único capaz de transformar uma das dez grandes penalidades.

O Lleida levantou o seu primeiro título europeu.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia