Estreante Grândola regressa à II Divisão

Estreante Grândola regressa à II Divisão

A manutenção era praticamente uma miragem e o regresso do Grândola à II Divisão ficou matematicamente certo este sábado.

A equipa alentejana perdeu este sábado na recepção ao Braga por 3-4 quando ganhar era a única forma de manter alguma (ténue) esperança num milagre desportivo e ficou a 11 pontos dos bracarenses, primeiros acima da linha de água depois da derrota do Valença em Viana (6-5). E só sobram nove pontos para disputar.

Nelson Mateus regressou ao comando técnico depois de Quim Zé ter orientado os primeiros quatro jogos
Nelson Mateus regressou ao comando técnico depois de Quim Zé ter orientado os primeiros quatro jogos

O Grândola chegou à I Divisão como campeão nacional do escalão secundário, mas não se reforçou tendo em vista a permanência. Mantendo o plantel que protagonizou o feito histórico da subida, a equipa estreou-se logo em casa do campeão nacional, num jogo que, com naturalidade, redundou em derrota.

Quatro derrotas depois, no início de Novembro, o treinador da subida, "Quim Zé", deixou o comando técnico, sendo substituído por Nelson Mateus. Ao sexto jogo entre os "grandes", o Grândola pontuou na recepção ao Tomar, a 18 de Novembro. E, na partida seguinte, voltou a pontuar, então frente ao Turquel.

Filipe Bernardino é o melhor marcador da equipa, com 13 golos no Nacional da I Divisão
Filipe Bernardino é o melhor marcador da equipa, com 13 golos no Nacional da I Divisão

O estilo de jogo da equipa da Vila Morena merecia elogios, mas, na hora da decisão, os pontos não surgiam. Lograria mais um, o único "fora", frente ao Paço de Arcos, depois de mais quatro derrotas. Ao Paço de Arcos seguiu-se o ciclo com os três "grandes", pautados por novas derrotas, mas a darem o embalo para novo momento histórico. A 17 de Fevereiro, no Pavilhão Zeca Afonso, o Grândola registava a primeira vitória na I Divisão, batendo o Infante Sagres por 4-3. Mas foi a última vez que os alentejanos pontuaram...

Último jogo do Grândola será na Luz, e pode entrar nas contas do título
Último jogo do Grândola será na Luz, e pode entrar nas contas do título

Com três jornadas por disputar, a equipa de Nelson Mateus soma uma vitória, três empates e 18 derrotas, tendo o pior ataque (50 golos marcados) e a pior defesa (139 golos sofridos) da prova. Nos jogos que lhe restam no escalão maior, o Grândola defronta três históricos: desloca-se à "Catedral" (em Barcelos), recebe o Paço de Arcos e termina a sua aventura entre os maiores do Hóquei em Patins português na Luz, que já visitou esta temporada para a Taça de Portugal. Este último jogo poderá ser de particular importância para os encarnados, que ainda poderão estar na disputa do título.

Na zona de despromoção, para acompanhar o Grândola, estão Infante Sagres (10 pontos) e Valença (16), sem que Braga (17), Paço de Arcos (18) e até mesmo Turquel (21) possam já respirar de alívio.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia