A ANACP e a Continental na data da Elite Cup: «Estranhamos...»

A ANACP e a Continental na data da Elite Cup: «Estranhamos...»

A alteração de calendarização do Comité Europeu (CERS-RH) fez coincidir a Taça Continental, agora disputada em Final Four, com a Elite Cup, prova organizada desde 2016 na pré-temporada pela Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP) com os oito melhores do Campeonato Nacional da época anterior.

Tal deverá impedir a participação de Porto e Óquei de Barcelos na Elite Cup, dado que, por terem chegado, respectivamente, à final da Liga Europeia e da Taça CERS, têm direito a disputar a Taça Continental - actualmente na posse da Oliveirense - com Barcelona e Lleida, vencedores dessas duas competições europeias.

A alteração de datas surpreendeu Rui Carvalho, presidente da ANACP. "Estranhamos o facto da data ter sido alterada de 20 de Outubro para 29 de Setembro, antecipando um mês a prova e prejudicando os clubes portugueses que ainda não estão em competições oficiais", referiu ao HóqueiPT, explicando como a Elite Cup ficou definida para os dias 28, 29 e 30 de Setembro.

"A data da Elite Cup foi articulada com a direcção da Federação de Patinagem de Portugal e, inclusive, consta do planeamento enviado às Associações e aos clubes", frisou. A data seria seguramente também do conhecimento do CERS-RH. "Ainda mais estranhamos pelo facto do Presidente do CERS-RH ser o Presidente-Adjunto da FPP...", observou.

A Elite Cup poderá assim, pela primeira vez, ver um - ou, melhor, dois - convite para a participação no evento declinados, com a justificação da imposição europeia. "Situações desta natureza em nada abonam na promoção do Hóquei em Patins e daquele que apelidamos de 'melhor campeonato do Mundo'", lamentou Rui Carvalho.

Sem se pronunciar quanto às possíveis ausências, o presidente da ANACP reforçou as datas previamente anunciadas, entre 28 e 30 de Setembro, que, quando definidas, entraram em conta com o calendário europeu... que era conhecido na altura. "As datas da Elite Cup manter-se-ão, uma vez que a ANACP é uma associação que honra os seus compromissos", afirmou.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia