Sporting vence Porto e é campeão!

Sporting vence Porto e é campeão!

O Sporting sagrou-se campeão nacional 30 anos depois, somando o oitavo título da sua história.

O título foi garantido em casa - própria, depois de anos de "casa às costas" - com uma vitória sobre o Porto por 4-3, suficiente para garantir matematicamente a conquista quando ainda fica a faltar disputar uma jornada.

Caio inaugurou o marcador
Caio inaugurou o marcador

O Sporting surpreendeu na abordagem ao jogo, iniciando a partida com Ferran Font e Toni Perez. Perez nem sequer jogara na Luz, por opção táctica, como frisaria no final Paulo Freitas. Mas agora a táctica era diferente...

Com Caio além de Font e Perez - e Platero na retaguarda, como o mais próximo escudeiro de Girão - o Sporting impedia o Porto de entrar no seu vendaval ofensivo, habitual no arranque das partidas. Ainda não estavam cumpridos cinco minutos quando Caio "dançou" na frente de Hélder Nunes e rematou rasteiro para o fundo da baliza à guarda de Carles Grau. Logo no minuto seguinte, Caio deu o corpo a um remate e teve de sair, entrando Henrique Magalhães.

Hélder Nunes repôs a igualdade na primeira parte
Hélder Nunes repôs a igualdade na primeira parte

A ganhar, o Sporting estava como queria, a fechar bem e com posses de bola longas, mas, sem a predisposição marcadamente defensiva preparada para a Luz, o perigo rondava mais vezes a baliza de Ângelo Girão. E, a três minutos do intervalo, Hélder Nunes encontrou uma bola perdida à entrada da área e rematou para o fundo das redes, para o empate.

Paulo Freitas lançou então Vítor Hugo, melhor marcador dos leões, mas o resultado não se alteraria até ao intervalo.

Por opção táctica, Vítor Hugo jogou pouco minutos, mas acabou como o único vigente bicampeão - em 2016/17 fora campeão nacional pelo Porto
Por opção táctica, Vítor Hugo jogou pouco minutos, mas acabou como o único vigente bicampeão - em 2016/17 fora campeão nacional pelo Porto

A primeira parte fechara com apenas sete faltas (cinco para o Sporting e duas para o Porto), mas a segunda começou com um cariz totalmente diferente. As equipas apresentaram-se com os seus cincos iniciais, à excepção da troca de Hélder Nunes por Ton Baliu, mas de forma mais agressiva a procurar roubar a bola. Com três minutos, o Sporting chegava às oito faltas. E, aos seis minutos, o Porto já fizera mais quatro faltas que em toda a primeira parte.

O Sporting era particularmente crítico das decisões da equipa de arbitragem (José Pinto e Rui Torres), com essas críticas a culminarem num golo anulado a Toni Perez, pouco depois dos seis minutos. O asturiano insistiu junto a Carles Grau, acabando mesmo por introduzir a bola na baliza, mas José Pinto já assinalara golpe duplo.

Golo anulado a Toni Perez motivou protestos
Golo anulado a Toni Perez motivou protestos

Irreverente, Toni Perez veria o azul aos nove minutos, por falta sobre Jorge Silva. Hélder Nunes, como noutros confrontos anteriores, não conseguiu desfeitear Girão, mas o Porto ficava com dois minutos de superioridade numérica para explorar. O primeiro minuto foi sufocante, com vários remates dos dragões, que prontamente recuperavam a bola. Os leões souberam, sofrer, e "sobreviveram". O momento foi efusivamente celebrado, tanto que, em pé, Girão quase era surpreendido... Mas, no plano anímico, o Sporting ganhava pontos. E, a 12 minutos do final, Pedro Gil, entrado instantes antes, rematou de meia distância com toda a crença e fez o 2-1.

Pedro Gil festeja o 2-1 - pelo Porto, Gil conquistara sete Campeonatos
Pedro Gil festeja o 2-1 - pelo Porto, Gil conquistara sete Campeonatos

A equipa de Paulo Freitas voltava a estar na sua "praia". Em vantagem e a defender bem fechado, o Sporting jogava pela certa, controlando à zona. Depois da oitava falta, aos três minutos da segunda parte, a nona só cairia aos 20... quando o Porto já tinha 14 faltas.

Pelo meio, "caiu" a 10ª falta da equipa de Guillem Cabestany. A oito minutos do final, Font não desperdiçou o livre directo e bateu o ex-colega "vigatan" Carles Grau para o 3-1. O jovem catalão já não tremera quando estava 3-3 na Luz e voltou a não tremer. Estando nos 13 pré-seleccionados de Alejandro Dominguez, Ferran Font terá assim garantido um lugar nos 10 que irão à Corunha em representação da selecção espanhola.

Font foi decisivo de livre directo... outra vez
Font foi decisivo de livre directo... outra vez

A vantagem de dois golos, quando o empate até não era mau de todo (embora não chegasse para garantir desde logo o título), inspirava confiança nos adeptos leoninos. Mas os adeptos dos dragões, também em grande número no João Rocha, não deixavam de acreditar nos ainda campeões nacionais. E, a quatro minutos e meio do fim, Gonçalo Alves justificou essa fé, ao rematar de meia distância para o 3-2.

Houve, por um instante, silêncio do lado dos leões. Depois, em crescendo, surgiram os aplausos...

O Pavilhão João Rocha tem sido talismã para o Sporting - para além do Hóquei em Patins, também o Voleibol e o Andebol se sagraram ali campeões nacionais esta época
O Pavilhão João Rocha tem sido talismã para o Sporting - para além do Hóquei em Patins, também o Voleibol e o Andebol se sagraram ali campeões nacionais esta época

O Porto foi em busca do empate. E tal ser-lhes-ia fatal. Em contra-ataque, Pedro Gil ficou cara-a-cara com Grau e fez o seu segundo à equipa onde mais títulos conquistou, elevando o marcador para 4-2. A vantagem de dois golos era reposta menos de um minuto depois e agora faltavam menos de quatro para jogar.

Os dragões pressionaram e remataram, mas Matías Platero e Henrique Magalhães numa primeira linha e Ângelo Girão como último obstáculo, goravam todas as intenções dos adversários. Já nos dois minutos finais, o Sporting chegou à 10ª falta.

Girão negou dois livres directos  a Hélder Nunes
Girão negou dois livres directos a Hélder Nunes

Rafa ainda falou com o seu capitão para ver quem marcava, mas seria mesmo Hélder Nunes a tentar... perdendo novo duelo com Girão. E, não só Hélder não marcou, como na jogada seguinte fez a 15ª falta da sua equipa. Desta feita, Font não marcou, mas o tempo corria a favor dos verde-e-brancos. Tanto que se distraíram e Rafa aproveitou para reduzir, fazendo perigar a vitória verde-e-branca. Mas, novamente focados, a vitória no jogo e no Campeonato já não fugiria.

Paulo Freitas, treinador do título, completa este domingo 50 anos... já Campeão Nacional
Paulo Freitas, treinador do título, completa este domingo 50 anos... já Campeão Nacional

Campeões

Com o oitavo título de campeão nacional, o Sporting iguala o Paço de Arcos (campeão sob duas designações). No topo da lista de número de vitórias continuam Benfica, com 23, e Porto, com 22. Sintra (com quatro títulos), Óquei de Barcelos, Futebol Benfica e GD Lourenço Marques (todos com três) e CACO, CF Lourenço Marques, CUF e Valongo (todos com um) completam a lista de campeões.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia