João Rodrigues anunciado pelo Barcelona

João Rodrigues anunciado pelo Barcelona
Foto de capa: FC Barcelona

A transferência do internacional português já fora confirmada pelo Benfica, referindo logo o destino do jogador na sua despedida, e foi agora (re)confirmada pelo Barcelona, anunciando João Rodrigues como reforço nas suas redes sociais, depois de cumprir os habituais testes médicos para formalização do acordo de três anos com o clube da cidade condal, o mais titulado do Hóquei em Patins mundial.

João Rodrigues acaba de se sagrar melhor marcador da I Divisão pela segunda temporada consecutiva, alcançando a meia centena de golos esta temporada depois de ter assinado 52 na anterior, e a sua capacidade goleadora é vincada pela comunicação do emblema blaugrana.

Depois de todo um percurso no Paço de Arcos, o jogador que completa 28 anos em Julho chegou ao Benfica em 2009, ainda com idade júnior, mas já apontado à equipa principal. Não tardou a causar impacto. No arranque da época seguinte, com 20 anos, assinou quatro golos na vitória por 8-4 sobre o Porto que valeu a conquista da Supertaça António Livramento.

João conquistou todos os títulos possíveis ao serviço dos encarnados. Fixando-se como avançado de área, letal no último toque, deixa na memória dos adeptos dois "desvios", por motivos bem distintos. Em 2013, terá mesmo tocado para o fundo das redes de Edo Bosch após remate de Diogo Rafael, fazendo o golo de ouro que valeu a primeira Liga Europeia da história do Benfica e, em 2017, não terá tocado após remate de Nicolía, mas viu o golo ser invalidado na última jornada frente ao Sporting, a escassos segundos do apito final, o que acabaria por afastar os encarnados do título e por desencadear forte contestação do clube à FPP.

João Rodrigues será o segundo português a integrar o plantel principal do Barcelona, depois de Carlos Realista, na temporada de 1987/88. O "casamento" esteve perto de acontecer um ano antes, mas o jogador renovaria pelos encarnados. O interesse blaugrana voltou a manifestar-se em Dezembro último e, com outro enquadramento, João Rodrigues não voltaria a recusar a chamada.

Antes de se estabelecer definitivamente na Catalunha, o camisola nove das águias estará presente nos trabalhos da Selecção Nacional tendo em vista a participação no Campeonato da Europa. Internacional português em todos os escalões, João Rodrigues assumiu a braçadeira da Selecção em 2016, numa estreia que não podia ter corrido melhor. No final, levantou o troféu, que fugia a Portugal há 18 anos.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia