Hugo Azevedo aposta em jovens campeões para a afirmação

Hugo Azevedo aposta em jovens campeões para a afirmação
Foto Tomás Pereira: Federação de Patinagem de Portugal

Apesar de não conseguir o desejado título da II Divisão, o Riba d'Ave está de regresso, um ano depois, ao escalão maior.

A equipa regressara à I Divisão em 2016 e realizou uma temporada meritória, alcançando em pista os pontos necessários à manutenção e afirmação de um projecto que se vai destacando. No entanto, questões burocráticas relegariam novamente a equipa para o escalão secundário.

Com o mérito de não se deixar abater e de não ficar à espera de uma decisão judicial para nova subida, a equipa liderada por Hugo Azevedo venceu a Zona Norte e carimbou desde logo a passagem para o "Melhor Campeonato do Mundo". E promete chegar para ficar...

Miccoli
Miccoli

Já apontado à próxima época, o clube do Vale do Ave anunciou este domingo as saídas do guarda-redes João Ferreira, dos jogadores de pista João Campos ("TT"), Miguel Castro e Vítor Oliveira ("Viti") e dos Sub-20, que trabalharam com o plantel sénior, João Abreu e Pedro Nuno. Entre os reforços, para a afirmação mútua de equipa e dos próprios jogadores, há campeões de quinas ao peito...

O extraordinário trabalho nas camadas jovens do Valongo que impulsionou Hugo Azevedo na sua carreira de treinador, com títulos de Campeão Nacional de Sub-13 e Sub-15, não será alheio às escolhas de largo potencial para a nova temporada.

O "mais velho" de uma propalada mão cheia de reforços é um regresso. Nuno Pereira ("Miccoli") completa 23 anos em Junho e representou o Riba d'Ave entre 2015 e 2017, tendo defendido o Valença na última temporada. Miccoli, vice-campeão da Europa de Sub-17 em 2011, chega com quatro campeões do Mundo de Sub-20.

Diogo Casanova, Pedro Freitas e Diogo Seixas
Diogo Casanova, Pedro Freitas e Diogo Seixas

Pedro Freitas, Diogo Seixas e Diogo Casanova conquistaram o ceptro mundial de Sub-20 em Vilanova i la Geltrù - sendo que para Seixas foi o segundo título, depois de Cartagena de las Indias em 2013 - e na última temporada alinharam juntos na Académica de Espinho, que, apesar de uma época atribulada, terminaria em quarto (em igualdade pontual com o terceiro) na Zona Norte da II Divisão. Os três completaram (ou completam) este ano 22 anos de idade.

O "benjamin" do quinteto de reforços será Tomás Pereira. Ainda com idade Sub-20, Tomás representa esta época o Sporting (deverá chegar a Riba d'Ave por "empréstimo"), estando na disputa do Nacional de Sub-20 depois de ter alinhado pela equipa "B" dos leões na Zona Sul da II Divisão. No último defeso, no caminho entre Valongo - onde, em Sub-15, foi treinado por Hugo Azevedo - e Alvalade, Tomás deu "ali um salto" à China para conquistar o Campeonato do Mundo de Sub-20.

Tomás Pereira, no último Campeonato do Mundo
Tomás Pereira, no último Campeonato do Mundo

Confirmados estes reforços, fica - apenas a título de curiosidade - o potencial escrutínio suplementar de que o trabalho de Hugo Azevedo será alvo. É que o guarda-redes Pedro Freitas é filho de Paulo Freitas, recém-coroado campeão nacional pelo Sporting, e Tomás Pereira é filho de Paulo Pereira, treinador do Óquei de Barcelos, campeão pelo Valongo em 2014... com Hugo Azevedo como seu jogador.

Riba d'Ave HC 2018/19 (a confirmar)

Guarda-redes

Pedro Freitas (ex-Espinho) e Diogo Fernandes

Jogadores de pista

Bruno Pinto ("Serôdio"), Daniel Pinheiro, Diogo Casanova (ex-Espinho), Diogo Seixas (ex-Espinho), Hugo Azevedo, Nuno Pereira ("Miccoli", ex-Valença), Raúl Meca e Tomás Pereira (ex-Sporting)

Treinador

Hugo Azevedo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia