Resistência inglesa durou 12 minutos

Resistência inglesa durou 12 minutos

Depois dos momentos protocolares (e foram muitos na Corunha), começou o 53º Campeonato da Europa, com uma vitória da Espanha por 10-1 sobre a Inglaterra.

A Espanha, em busca do título que lhe escapa desde 2012, defrontou uma Inglaterra que é ainda a terceira selecção mais titulada, com 12 conquistas nas 12 primeiras edições da prova, e onde o português José Carlos Amaral vai fazendo um trabalho desde a base até aos seniores digno de registo. Um trabalho que passa também pela colocação de alguns jogadores em Portugal, destacando-se Alex Mount, que representa a Sanjoanense.

Alex Mount, jogador da Sanjoanense, marcou o primeiro golo do 53º Europeu
Alex Mount, jogador da Sanjoanense, marcou o primeiro golo do 53º Europeu

No arranque da partida, a dupla constituída por José Pinto e Joaquim Pinto apitou duas faltas a Mount, valendo a segunda uma reacção com um impropério em bom português. Mas Mount mostrou que aprendeu muito mais do que o vernáculo nacional e encabeçou uma excelente primeira parte inglesa. Aos oito minutos, fez o tento inaugural do jogo (e do Campeonato), batendo Sergi Fernandez, e somou boas acções.

Casanovas, anunciado reforço do Benfica, marcou de grande penalidade, um dos seus cartões de visita
Casanovas, anunciado reforço do Benfica, marcou de grande penalidade, um dos seus cartões de visita

A Inglaterra defendia bem, gorando as iniciativas de um cinco inicial espanhol que contava com Jordi Adroher e Albert Casanovas, companheiros no Benfica na próxima temporada. A resistência inglesa caiu já depois da entrada de Ferran Font (campeão português pelo Sporting) e de Edu Lamas. Edu, a jogar em casa, fez o empate aos 12 minutos e faria o quarto, de grande penalidade a quatro minutos do intervalo, depois de Adroher, numa extraordinária execução técnica, e Nil Roca terem consumado a reviravolta. O 5-1 com que se chegaria ao intervalo seria da autoria de Casanovas, também de grande penalidade.

Edu Lamas quebrou a resistência inglesa
Edu Lamas quebrou a resistência inglesa

Pese o esforço inicial, a Inglaterra perante uma Espanha campeã do Mundo, a impor um ritmo "qb". Na etapa complementar, Alabart, Roca, Marin (por duas vezes) e Font elevaram o marcador até ao 10-1 final, para três pontos que valem desde este primeiro momento a liderança no grupo B, que conta ainda com Alemanha, Holanda, Bélgica e Itália.

Este domingo, entram em pista as restantes selecções, excepto a França, que só se estreia esta segunda, frente a Andorra. De resto, os andorrenhos também apadrinham, esta noite, a estreia de Portugal, em partida que será transmitida em directo na RTP1, a partir das 21h de Portugal continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia