Portugal apurado para o Campeonato do Mundo

Portugal apurado para o Campeonato do Mundo

Dizer no Hóquei em Patins que Portugal está apurado para o Campeonato do Mundo, que já conquistou por 15 vezes, parece uma "verdade de La Palice".

Mas o facto é que, em virtude da reestruturação com os World Roller Games, o apuramento para o Mundial tem de ser agora conquistado, o que Portugal conseguiu com o apuramento para as meias-finais do Europeu, a par de Espanha, Itália e França.

Espanha e Itália também garantiram o lugar no próximo Campeonato do Mundo
Espanha e Itália também garantiram o lugar no próximo Campeonato do Mundo

Independentemente da classificação final, todas terminarão nos quatro primeiros lugares deste europeu quando há quatro vagas para equipas do Velho Continente para o próximo Campeonato do Mundo, que se realiza em Julho de 2019 em Barcelona.

Oito vagas para o Campeonato do Mundo

Segundo o critério definindo e a classificação do último Campeonato do Mundo, o primeiro da "era" World Roller Games, as oito vagas para a disputa do Mundial serão para quatro equipas europeias, três americanas e uma africana.

Estas resultam das classificações finais de Espanha (1º), Portugal (2º), Itália (4º) e França (que venceu a FIRS Cup e ascende ao "Mundial") pela Europa, Argentina (3º), Colômbia (6º) e Chile (7º) pelas Américas e Angola (5º) por África.

No entanto, os lugares não são atribuídos directamente às selecções que estiveram em Nanjing, mas antes às suas confederações, e todas as vagas devem ser conquistadas nos respectivos campeonatos continentais que se deverão realizar este ano.

Intercontinental e Challenger's

Para lá do Campeonato do Mundo, em Barcelona serão mantidas as "divisões secundárias" com a FIRS Cup e a Confederations Cup a tomarem as designações, respectivamente, de Intercontinental Championship e Challenger's Championship.

Na FIRS Cup, uma "segunda divisão", as vagas serão para quatro equipas da Europa, duas de África, uma de Ásia/Oceania e outra das Américas.

A Andorra, de Gerard Miquel, será uma das novidades no Intercontinental Championship
A Andorra, de Gerard Miquel, será uma das novidades no Intercontinental Championship

As quatro vagas europeias para a FIRS Cup serão para as equipas classificadas do quinto ao oitavo lugar neste Europeu que decorre na Corunha, sendo estas também já conhecidas. Serão Alemanha, Andorra, Inglaterra e Suíça, as eliminadas nos quartos-de-final.

Na Confederations Cup, uma "terceira divisão", as vagas serão para uma selecção africana e cinco e Ásia/Oceania, estando ainda previstas duas vagas para novas inscrições.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia