Segunda fase não avança, mas condicionamento cai

Segunda fase não avança, mas condicionamento cai

Já praticamente dado como certo, um novo modelo competitivo da I Divisão com duas fases, não vai avançar. A única alteração no "Melhor Campeonato do Mundo" será o fim do condicionamento do sorteio, mantendo-se um campeonato em fase única, a 26 jornadas.

Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), confirmou o "passo atrás", não sem antes destacar o entendimento entre os clubes que levou à proposta, que seria aceite.

No entanto, e apesar de não haver qualquer objecção ao planeamento enviado às associações no início de Maio, a FPP, confrontada com uma carga de jogos demasiado pesada [o Campeonato podia passar de 26 para 40 jogos] e inúmeras jornadas a meio da semana, considerou pertinente questionar se este modelo seria efectivamente para avançar. E entendeu-se que, afinal, recuar seria a melhor decisão.

No plano desportivo, outros agentes já tinham, de forma oficiosa, levantado algumas questões.

No Benfica, que sempre se opôs à alteração do modelo (mas aceitaria face à vontade da maioria), o treinador Pedro Nunes questionou o timing, tão perto do final da temporada, dado que uma época tão longa exigiria outro tipo de planeamento.

Na Taça de Portugal, Jorge Silva, Rafa e Hélder Nunes também questionaram a alteração do modelo. Jorge Silva questionou a participação - e as hipóteses de conquistas - dos clubes nas competições europeias, Rafa foi mais longe, apontando ao trabalho das selecções, e Hélder Nunes referiria mesmo que os atletas estavam unanimamente contra um calendário tão longo.

Entretanto, houve clubes que se prepararam para uma época mais longa. Por exemplo, a Juventude de Viana conta - até ver - com 12 atletas (três deles guarda-redes), o Benfica com 11, e o Sporting com 12, depois de juntar Gonzalo Romero e Raul Marin ao plantel que se sagrou campeão nacional.

O sorteio do Campeonato Nacional da I Divisão, bem como os da II e III Divisões e da Supertaça António Livramento, realiza-se no próximo dia 31 de Julho, na sede da FPP, a partir das 18h.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia