César Fidalgo joga-se (e vive-se!) este fim-de-semana

César Fidalgo joga-se (e vive-se!) este fim-de-semana

É já este fim-de-semana que acontece no Pavilhão Municipal de Valongo a quinta edição do Torneio de Verão que homenageia César Fidalgo.

São três dias de jogos de um torneio 4x4, sempre marcado pela boa disposição, com alguns dos melhores praticantes nacionais, e que este ano culminam numa partida entre os "Campeões AD Valongo" e os "Amigos de André Azevedo", sucedendo a um All Star que em 2017 encheu o Municipal de Valongo.

Reinaldo Ventura marcou presença em 2017 e regressa em 2018 ao jogo que encerra o evento.
Reinaldo Ventura marcou presença em 2017 e regressa em 2018 ao jogo que encerra o evento.

César Fidalgo faleceu em 2009, na sequência de um acidente de viação, contava apenas 17 anos. Este torneio é a melhor homenagem possível de ex-colegas e amigos a um jovem que já se sagrara campeão nacional pelo Porto, campeão Europeu por Portugal e que tinha no Hóquei em Patins a sua grande paixão.

O Torneio de Verão, que tem em João Souto e Telmo Pinto os seus promotores mais mediáticos, é já uma referência do fecho de temporada. A todos os níveis. De convívio, de promoção, de divulgação e até desportivo.

Em paralelo com o torneio, a festa é permanente junto ao Municipal de Valongo, incluindo Sunset Parties de sexta a domingo.

Desportivamente, o torneio de 4x4 voltou a atingir rapidamente o limite de inscrições. As 21 equipas inscritas estão divididas em cinco grupos para uma primeira fase que se começa a disputar esta sexta-feira, a partir das 21h, e é jogada, em contínuo, noite fora, até às 14h de sábado. Os grupos constituídos são os seguintes:

Grupo A

"Férias OK Team", "Fúria Vermelha", "K20", "ORT 2018" e "Vai Buscar"

Grupo B

"Azeite Galo FC", "CPF's", "CRT/CC" e "Óquei Clube Eternas Promessas"

Grupo C

"All Star Pimentinni", "Obrigados Por Elas", "Os Reis da 3ª Parte" e "Só Jogamos na 3ª Parte"

Grupo D

"CHC", "Os Guerreiros", "Os Manukinas" e "Ring of Fire"

Grupo E

"7 Waves", "Eu e os que apareceram", "Filhos do Banco" e "Joãozinho + 3"

É depois jogada uma "poule" de repescagem que apura uma equipa para os oitavos-de-final. Esta junta-se aos três primeiros de cada grupo para os "oitavos" que têm início previsto para as 16h30, com os vencedores a encontrarem-se nos "quartos", já domingo, a partir das 12h. Seguem-se meias-finais, e a final que decide o título tem início agendado para as 17h.

Reconhecimento a André Azevedo

Segue-se então o jogo entre os "Campeões AD Valongo" e os "Amigos do André Azevedo", a partir das 18h30, que encerra esta quinta edição do Torneio de Verão César Fidalgo.

Em 2017, Edo Bosch foi homenageado pela sua carreira. Este ano, está na equipa de André Azevedo, agora homenageado.
Em 2017, Edo Bosch foi homenageado pela sua carreira. Este ano, está na equipa de André Azevedo, agora homenageado.

Nos "Campeões AD Valongo" estão já confirmadas algumas das figuras do histórico título de 2014, como João Souto, Telmo Pinto, Ângelo Girão, Hugo Azevedo, Nuno Araújo e Henrique Magalhães. Desde 1993 (então o Óquei de Barcelos) que uma equipa não ganhava o título pela primeira vez na sua história, seguindo-se 20 temporadas com mais dois títulos dos barcelenses, cinco do Benfica e 13 do Porto. Até o Valongo ser campeão.

Jogo entre "Campeões AD Valongo" e "Amigos do André Azevedo" é domingo, às 18h30.

Nestes 13 títulos do Porto, André Azevedo esteve em quatro, os quatro últimos do deca. Na última temporada, ao serviço da Juventude de Viana, um incidente fortuito num jogo, forçou André Azevedo a abandonar aos 41 anos. Mas, entretanto, André Azevedo assumiu o comando técnico dos vianenses e é o eleito para treinador para a próxima temporada. Para já, tem confirmados entre os seus "Amigos", para o jogo de domingo, Edo Bosch, Reinaldo Ventura, Filipe Santos, Jorge Vieira, Tó Silva e Caio.

André Azevedo
André Azevedo
AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia