Pré-selecção para uma desejada redenção

Pré-selecção para uma desejada redenção
Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

A Federação de Patinagem de Portugal anunciou as 12 pré-seleccionadas de Carlos Pires para o Campeonato da Europa que se realiza na Mealhada entre os dias 8 e 13 de Outubro.

Carlos Pires, seleccionador nacional desde o final de 2013, chamou ao estágio final que tem início a 17 de Setembro, no Luso, as guarda-redes Cláudia Vicente (Stuart), Maria Celeste Vieira (Benfica) e Rute Jorge (Carvalhos) e as jogadoras de pista Ana Catarina Ferreira e Sofia Moncóvio (Stuart), Beatriz Figueiredo e Margarida Florêncio (Académica), Maria Sofia Silva (ex-Carvalhos e que na próxima época representará o Benfica), Marlene Sousa e Inês Vieira (Benfica), Marta Vieira (actualmente sem clube) e Renata Balonas (Carvalhos). Destas, uma guarda-redes e uma jogadora de pista ficarão de fora do lote final.

Portugal venceu o Campeonato da Europa em três ocasiões, mas não triunfa há 17 anos.

A última edição do Campeonato da Europa data já de 2015, em virtude das alterações no calendário internacional relacionadas com os World Roller Games. Nesse ano, em Matera, Portugal sagrou-se vice-campeão europeu pela terceira vez consecutiva, sempre atrás da Espanha.

No ano seguinte ao Europeu de Matera, a selecção lusa voltou a ser vice, mas do Mundo, em Iquique, o que elevou as expectativas para o Mundial de 2017, em Nanjing. No entanto, nos World Roller Games que se realizaram na China, a prestação portuguesa ficou aquém dessas expectativas e Portugal terminaria em sétimo lugar.

Em relação a esta última prova, saem Inês Vicente e Catarina Costa, entrando agora para um lote ainda alargado a guarda-redes Rute Jorge e as jogadoras de pista Ana Catarina Ferreira, Sofia Moncóvio e Inês Vieira ("Bé").

Portugal já se sagrou campeão europeu feminino por três vezes: em 1997 (Madeira), 1999 (Springe, Alemanha) e 2001 (Molfetta, Itália). Para além da edição de 1997, na Madeira, Portugal recebeu a prova apenas em mais uma ocasião, em 2005, em Mira, terminando vice-campeão, num inédito título gaulês.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia