Cartaz 'dá' Europeu de Sub-20 com apenas seis selecções

Cartaz 'dá' Europeu de Sub-20 com apenas seis selecções

A Federação de Patinagem de Portugal divulgou esta segunda-feira o cartaz oficial do Campeonato da Europa de Sub-20, desvendando os participantes no mesmo.

Portugal, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Suíça serão, segundo o cartaz, as selecções presentes nesta que será 51ª edição e que terá lugar em Viana do Castelo, entre os dias 17 e 22 de Setembro. Desde 2005, em Santander, que o Europeu de Sub-20 não era disputado por apenas seis selecções, tendo sido disputado num mini-campeonato, a uma só volta.

A selecção portuguesa é a actual detentora do troféu, que conquistou nas últimas cinco edições, procurando agora um inédito "hexa". Mas os 19 triunfos portugueses ainda estão aquém dos 23 da Espanha, numa lista de vencedores em que a Itália já inscreveu o seu nome em oito ocasiões.

Cartaz confirma ausência da França, terceira no último Europeu.

Entre os restantes participantes neste Campeonato da Europa, não há outros campeões. A Alemanha já logrou quatro vice-campeonatos, a Suíça um e a Inglaterra não conseguiu melhor do que um quarto lugar em 1979.

Em 50 edições da prova, 19 foram conquistadas pela selecção da casa, mas tal só aconteceu uma vez nas últimas oito edições. Foi em 2014, em Valongo, com o título português.

De resto, Portugal conquistou as últimas quatro edições que organizou, juntando os títulos de 2003 (Vale de Cambra), 2000 (Porto) e 1993 (Sesimbra) ao de 2014, num total de oito conquistas em 11 competições organizadas em solo luso, sendo que as duas organizadas no Minho, em 1976 e 1980, ambas em Barcelos, sorriram à selecção das quinas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia