Definidos os 10 que tentarão o 'hexa'

Definidos os 10 que tentarão o 'hexa'
Fotos: Federação de Patinagem de Portugal

Tiago Freitas e José Miguel Gonçalves foram preteridos, ficando assim definidos os 10 que procurarão em Viana do Castelo um lugar na história.

Entre 17 e 22 de Setembro, os Sub-20 portugueses procuram em Viana do Castelo o sexto título europeu consecutivo, que juntariam ao “tri” mundial garantindo em Nanjing.

Dos campeões do Mundo da China, então ainda sob o comando de Luís Duarte, o novo seleccionador do escalão Nuno Ferrão chamou nada menos que seis atletas - Bernardo Mendes, António Trabulo, Carlos Ramos, Hugo Santos, João Lima e Tomás Pereira – numa continuidade que já vem da conquista dos Sub-17 no Luso, em 2015.

Entre os Sub-17 campeões em 2015, então na estreia absoluta de Ferrão como seleccionador, estavam oito - Alejandro Edo, Bernardo Mendes, João Lima, Carlos Ramos, António Trabulo, Frederico Neves, Tomás Pereira e Hugo Santos - dos 10 agora confirmados, surgindo como “novidades” apenas João Maló e Gonçalo Neto.

António Trabulo é o único campeão europeu em título (Pully, 2016) que marcará presença em Viana
António Trabulo é o único campeão europeu em título (Pully, 2016) que marcará presença em Viana

Para João Maló, esta é a segunda chamada às selecções, procurando reverter – com o peso do título de campeão nacional de Sub-20 conquistado pelo Benfica ao lado de Hugo Santos (entretanto de saída para o Porto) - a final perdida em Mieres, em 2016, no Europeu de Sub-17. Para Gonçalo Neto, esta será mesmo uma estreia de quinas ao peito, e logo na cidade que o viu nascer.

Para além de um "hexa" que seria inédito na história da competição, que remonta a 1953, Portugal procura o número redondo de 20 títulos europeus numa prova cujo formato ainda não foi anunciado oficialmente. Segundo a federação espanhola, as seis selecções presentes – Portugal, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Suíça – jogam um mini-campeonato entre 17 e 21 de Setembro, sendo o título disputado a 22 pelas duas melhores classificadas.

Portugal – Campeonato da Europa de Sub-20

Guarda-redes

Alejandro Edo (Barcelona) e Bernardo Mendes (Valongo)

Jogadores de pista

António Trabulo (Braga), Carlos Ramos e Gonçalo Neto (Valongo), Frederico Neves (Alverca), João Lima (Porto), João Maló e Hugo Santos* (Benfica) e Tomás Pereira* (Sporting)

*Os atletas assinalados mudaram de equipa neste defeso. Frederico Neves vai representar Os Tigres, Hugo Santos vai ser jogador do Porto e Tomás Pereira representará o Riba d’Ave.

Seleccionador

Nuno Ferrão

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia