Portugal vence e fica a um empate do título

Portugal vence e fica a um empate do título
Foto de capa: Marzia Cattini @ WS Europe RH

Portugal venceu a França por 4-0 e, face ao “ratio” entre marcados e sofridos, basta-lhe um empate com a Espanha para (re)conquistar o título de campeão europeu de Sub-17.

Dois dias volvidos sobre o fecho da fase de grupos, a selecção de Nuno Ferrão voltou a defrontar a França. O golo inaugural, estavam decorridos dois minutos e meio, por Rodrigo Martins, podia dar a ideia de um jogo semelhante ao que resvalou para uma vitória lusa por nove golos sem resposta.

No entanto, a história do jogo foi bem diferente, ainda que frente à Espanha, a França, com uma derrota por 8-2, tivesse de alguma forma desiludido quem apostava que tinham descansado para estarem melhor na fase final.

Portugal não encontrou facilidades e a vantagem – mínima – ao intervalo, espelhava isso mesmo. E Vankammelbecke até desperdiçou uma soberana oportunidade para empatar após azul a Miguel Afonso.

De regresso dos balneários, Portugal voltou a fazer mexer o marcador, com Lucas Santos a fazer o 2-0 e a selecção lusa tentou controlar a partida. Foi bem sucedida e, a oito minutos do final, Lucas Santos bisou, encerrando a questão do vencedor. A vitória seria confirmada com o 4-0, por Gonçalo Gomes, quando Portugal jogava em superioridade numérica depois de azul a Vankammelbecke.

Vantagem sobre a Espanha

No outro jogo do grupo de apuramento de Campeão, com arbitragem de Orlando Panza e Nuno Melo, a Espanha venceu a Itália por 9-5 e garantiu que o título será decidido apenas a dois, com Portugal, no derradeiro jogo da prova.

No entanto, com 17 golos marcados e 7 sofridos contra 13 marcados e 3 sofridos por Portugal, a Espanha perdeu a vantagem que tinha no final da primeira ronda, passando o empate entre as suas selecções ibéricas a consagrar Portugal. Empatados na diferença de golos, vale o ratio entre marcados e sofridos, de 2.4 para a Espanha e 4.3 para Portugal.

O duelo ibérico que define o campeão europeu de Sub-17 está agendado para as 21h locais deste sábado, menos uma em Portugal continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia