O Europeu de um escalão fantasma

O Europeu de um escalão fantasma
Foto de capa: Marzia Cattini @ WS Europe RH

Termina este sábado, em Viana do Castelo, com a final entre Espanha e Itália, o Campeonato da Europa de Sub-20. Uma competição para um escalão que já não existe…

Com a World Skate a ganhar estatuto olímpico com a entrada do skate nos Jogos Olímpicos de 2020, foi necessário proceder a um acerto nos escalões das diferentes disciplinas, com impacto no Hóquei em Patins no escalão de Sub-20, que "desaparece”, dando lugar ao escalão de Sub-19.

Tal é definido no Artigo 7 do Regulamento internacional (Regras de Jogo e Regulamento Técnico), em que são indicadas as categorias de atletas, por género e escalão. Em femininos, fica previsto o escalão de Sub-17 e Sénior, enquanto em masculinos, são definidos os escalões de Sub-15, Sub-17, Sub-19, Sub-23 e Sénior. E esta categorização, para a confederação europeia, entrou em vigor a 1 de Setembro.

Entre os portugueses, apenas Alejandro Edo é elegível - em idade - para os “Jogos” de Barcelona.

No artigo 38, que define os timings para a entrada em vigor, é definido que as alterações deverão ser aplicadas a partir de 1 de Setembro de 2018 para a World Skate Europe e a 1 de Janeiro de 2019 para as restantes confederações.

Num exercício de mera curiosidade, se este Europeu fosse de Sub-19, praticamente metade dos convocados das seis selecções teriam ficado de fora. Inglaterra e Portugal seriam os mais “afectados”, com seis jogadores a completarem 19 anos até ao final do corrente ano, Alemanha e Suíça não contariam com o contributo de cinco dos jogadores agora presentes, a Itália ver-se-ia privada de quatro dos seus jogadores e a Espanha não poderia contar com três.

Qualificação para os World Roller Games em causa?

Ainda que a realização deste Campeonato da Europa de Sub-20 possa ter cariz oficial em função de, por exemplo, a época desportiva já estar em curso aquando da entrada em vigor das novas regras, há outra questão que se levanta: pode este campeonato contar como qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub-19 que se realiza em Julho do próximo ano em Barcelona?

Sendo parte dos World Roller Games, a participação nesse campeonato do Mundo tem como obrigatoriedade uma fase qualificatória, que se deve realizar, em cada confederação continental, até três meses antes do evento.

Neste Europeu estão a competir atletas nascidos em 1999 ou depois. Daqui a menos de um ano, no Mundial, só poderão estar nascidos em 2001 ou depois.

Agora, pode este Europeu, uma competição continental de Sub-20, apurar para uma outra, mundial, de Sub-19? Pode a França, que não está presente neste Campeonato da Europa e se, entretanto, conseguir recursos como conseguiu para a sua selecção feminina, alegar que está à espera de uma competição adequada de qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub-19?

Em causa estão, pelas quotas da World Skate, os quatro lugares europeus na disputa pelo título Mundial de Sub-19. No escalão de Sub-20, que agora cessa, Portugal é vigente tricampeão Mundial.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia