Sub-17 do Benfica vencem Eurockey Cup

Sub-17 do Benfica vencem Eurockey Cup
Foto de capa: Luís Velasco @ Eurockey Cup

O Benfica conquistou a Eurockey Cup de Sub-17 ao vencer na final o Sporting por 1-6.

Os encarnados repetem o triunfo do Braga na edição inaugural de Sub-17, em 2014, sendo que Porto, em 2016, e Sporting, em 2017, venceram no escalão de Sub-15, deste que é reconhecidamente o melhor torneio de formação do Mundo.

No título encarnado, destaque para o guarda-redes Diogo Eduardo e para João Meireles, Manuel Correia, Bernardo Ramalho e Rui Ramos, que em 2016 terminaram a prova de Sub-15 em terceiro lugar, com o então capitão Rui Ramos a não esconder as lágrimas após o afastamento nas meias-finais. E um sublinhado também para a persistência do treinador Frederico Mascarenhas, desde a primeira hora um assumido apaixonado por este evento, mas que não conseguira melhor que um terceiro lugar em 2017.

Filipe Reis, que esteve na Eurockey Cup de Sub-15 em 2016 pelo Benfica, esteve nesta final de Sub-17 pelo Sporting.

Realce também para o Sporting que, com mais uma participação bem conseguida, ficou a um jogo de distância, entre seis edições de Sub-15 e cinco de Sub-17, de se tornar o primeiro clube a conquistar um troféu nos dois escalões, sendo que apenas o Arenys de Munt soma duas conquistas, mas no mesmo escalão (Sub-15), em 2014 e 2015.

O jogo

Entre velhos rivais, o Benfica entrou melhor e aos três minutos marcou dois golos num ápice, com o chileno Joaquin Fernandez e o português Lucas Santos – melhor marcador do evento - a marcarem.

Sob orientação técnica de Hugo Silva e Marcelo Sobreira, obreiros da conquista em Sub-15 em 2017, o Sporting procurou reagir, mas, obrigado a subir linhas, deu mais espaço aos atacantes encarnados. Aos sete minutos, Lucas Santos fez o 0-3 e, aos 11, Joaquin Fernandez ampliou para um 0-4 que, muito cedo, praticamente sentenciava a partida e esta Eurockey Cup.

Ao intervalo, com dois golos - José Miranda e Manuel Correia - no minuto e meio que antecedeu o descanso, o Benfica já vencia por 0-6 dilataram a vantagem para 0-6.

Lucas Santos, com 16 golos, foi o melhor marcador do evento..

Com a vantagem amealhada, o Benfica geriu na etapa complementar. Nos livres directos a castigarem as décimas faltas, já com alguma falta de foco, nem Afonso Silva para os leões, nem Joaquin Fernandez para as águias, marcaram. Nem Gonçalo Gomes, também de livre directo, depois de azul a Lucas Santos, já nos dois minutos finais, sendo que os leões acabariam por aproveitar a superioridade numérica para marcar, por João Abreu, a seis segundos do fim.

No seu percurso até ao título, o Benfica somou seis vitórias em outros tantos jogos. No grupo B, venceu o Follonica – finalista em 2017 – por 1-7, depois os ingleses do Herne Bay po 1-18 e, finalmente, o Barcelona, que defendia o título, por 3-2. Já a eliminar, os encarnados “despacharam” o Alcoy nos quartos-de-final com uma vitória por 9-1, garantindo um lugar na final após vitória sobre o Valongo, por 4-0.

Pódio quase português

Entretanto, as equipas portuguesas falharam a hipótese de repetir o feito espanhol de 2016, com um pódio sob a mesma bandeira.

O Valongo, que até entrou mal na prova com um empate a três frente ao Uttigen, só cairia depois nas meias-finais, frente ao Benfica. No jogo de apuramento dos terceiro e quarto lugares, os valonguenses cederiam perante os catalães do Caldes por 4-1.

O Penafiel, estreante na Eurockey Cup como o Valongo, terminou em 10º entre as 16 equipas participantes.

Pódios Eurockey Cup Sub-17

2018

1º Benfica (PT), 2º Sporting (PT), 3º Caldes (ES)

2017

1º Barcelona (ES), 2º Follonica (IT), 3º Porto (PT)

2016

1º Lleida (ES), 2º Arenys de Munt (ES), 3º Benfica (PT)

2015

1º Manlleu (ES), 2º Barcelona (ES), 3º Dominicos (ES)

2014

1º Braga (PT), 2º Mirandola (IT), 3º Barcelona (ES)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia