Portugal vence França e 'cola' no topo

Portugal vence França e 'cola' no topo
Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

Portugal venceu a França por 2-8 e colou-se à Espanha no topo da classificação, com três vitórias em outros tantos jogos.

Com o cinco inicial de que Carlos Pires ainda não abdicou neste Campeonato da Europa, Portugal entrou em busca de um golo madrugador como nos dias anteriores, mas seria a França a adiantar-se, com Emilie Laboyrie a bater Maria Celeste Vieira aos seis minutos.

A selecção portuguesa estava pela primeira vez em desvantagem neste Europeu, mas não tremeu. Manteve uma atitude pressionante, ofensiva, e aos 10 minutos chegaria ao empate. Maria Sofia Silva, que já fora determinante frente à Alemanha, repôs a igualdade.

A França jogara ao início do dia com a Alemanha, tendo vencido sem sofrer golos (0-8), e o golo luso “destapava” algum desgaste, que se foi agravando com o passar dos minutos.

Marlene Sousa fez um hat-trick, ao passo que Maria Sofia Silva, Sofia Moncóvio, Inês Vieira, Ana Catarina Ferreira e Margarida Florêncio assinaram um golo cada.

A postura lusa seria recompensada com golos. Marlene Sousa, em contra-ataque, fez o 1-2 aos 16 minutos e, menos de um minuto volvido, um mau passe da goleadora Tatiana Malard – apontara três dos golos gauleses no jogo da manhã - deixou a bola no stick de Marlene Sousa, que serviu Sofia Moncóvio para o 1-3.

A selecção orientada por Carlos Pires dominava totalmente o encontro e o 1-4, por Inês Vieira, sobre o intervalo, só pecaria por tardia.

Portugal terminou a primeira parte a marcar e a marcar começaria a segunda, com Ana Catarina Ferreira a finalizar, no primeiro lance após o reatamento, depois de um bom lance de Marlene Sousa…. que assinaria quatro minutos depois o 1-6.

A França estava completamente destroçada, física e animicamente.

Margarida Florêncio fez a 16 minutos do fim o 1-7 que quebrou o jogo, com as equipas a entregarem-se à passagem dos minutos. A França dispôs de um livre directo, mas Lafourcade desperdiçou, e seriam as capitãs a fechar as contas da partida. A capitã portuguesa, Marlene Sousa, assinou o terceiro da sua conta pessoal e a capitã gaulesa, Vanessa Daribo, rubricou o derradeiro tento, com poucos segundos para jogar.

Portugal soma agora nove pontos, tantos como a Espanha, e com os mesmos 25 golos marcados. Mas a Espanha ainda só sofreu dois tentos e Portugal já sofreu cinco, o que lhe custa, para já, a liderança.

Nos outros jogos do dia, com a Espanha a folgar depois de uma jornada dupla na véspera, há a assinalar, para além do folgado triunfo da França sobre a Alemanha (0-8), a primeira vitória da Suíça, por 8-1 frente a Inglaterra, e o empate entre Itália e Alemanha.

Destaque na igualdade italo-germânica para a alemã Maren Wichardt, a bisar no jogo e nos livres directos (a Alemanha apontou dois contra um de Itália) que servirão de derradeiro critério de desempate, caso haja igualdade pontual entre as duas equipas no final da prova. Para já, fica um ponto para cada.

Findo o terceiro dia, Espanha e Portugal somam nove pontos em três jogos, a França tem seis pontos em quatro jogos, e, em três jogos, a Itália soma quatro pontos, a Suíça três, a Alemanha um e a Inglaterra ainda não pontuou.

Esta quinta-feira, às habituais 21h, no jogo grande do dia, Portugal defronta a Itália. As transalpinas abrem o dia às 9h30 com Inglaterra.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia