I Divisão limita estrangeiros em 2021

I Divisão limita estrangeiros em 2021

A questão da “limitação de estrangeiros”, tão badalada nos bastidores do Hóquei em Patins português, já tem uma solução da Federação de Patinagem de Portugal.

Em Espanha, haverá um limite de dois extracomunitários. Em Itália, a limitação é de três "estrangeiros", mas mais restritiva, dado que se aplica a todos os “não-italianos” (comunitários ou não), sendo que, para ser “italiano”, não basta ter a nacionalidade ou passaporte, obrigando a algumas temporadas – consecutivas – em Itália ou nos escalões de formação das equipas transalpinas.

Fugindo à catalogação de “estrangeiros”, a FPP irá impor nas suas provas a obrigatoriedade de inscrição no Boletim de Jogo, em cada partida, de um número mínimo de atletas em condições de representar a Selecção Nacional.

A limitação será efectiva entre a “elite” a partir da temporada de 2021/22 - a duas temporadas completas de distância -, com o número mínimo de cinco atletas que possam ser chamados à Selecção nos jogos das I e II Divisão, Taça de Portugal e Supertaça António Livramento.

A restrição, para o panorama actual, acaba por não ser severa, e nenhum dos planteis que se vão anunciando para a próxima temporada incorreria desde logo em potencial infração pelos "seleccionáveis" de que dispõe. No entanto, no caso do Sporting, Paulo Freitas estaria condicionado, tendo de deixar sempre de fora dois dos seus valorosos estrangeiros, sendo presenças obrigatórias em cada jogo (das provas nacionais) Ângelo Girão, José Diogo Macedo, Telmo Pinto, Caio e João Souto. Porto e Benfica estão no limite dos cinco "não-seleccionáveis".

Nas restantes competições, a limitação é imposta já na temporada que se avizinha, com o seguinte número mínimo de atletas em condições de ser chamados às Selecções Nacionais:

• Nacional da III Divisão – 5 atletas;

• Nacional de Sub-23 – 9 atletas;

• Nacionais Jovens – 9 atletas;

• Nacional Feminino – 5 atletas;

• Taça de Portugal Feminina – 5 atletas;

• Supertaça Feminina – 5 atletas;

• Torneios Inter-Regiões ou Inter-Associativos – 10 atletas.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia