Mão de Ramalho rubrica presença de Benfica na final

Mão de Ramalho rubrica presença de Benfica na final

O Benfica está na final da Eurockey Cup de Sub-17, e defronta este domingo o Manlleu pelo título.

Os encarnados venceram os madrilenos do Alcobendas por 2-8, num jogo que tiveram sempre controlado e que acabaram por tornar fácil.

Bernardo Ramalho esteve de pontaria afinada, assinando uma mão cheia de golos
Bernardo Ramalho esteve de pontaria afinada, assinando uma mão cheia de golos

Depois de apontar dois tentos frente ao Porto nos quartos-de-final, Bernardo Ramalho voltou a estar em destaque na finalização. Inaugurou o marcador aos cinco minutos, fazendo na jogada seguinte o segundo dos encarnados. E chegaria ao fim da partida com uma mão cheia.

O Benfica foi sempre muito pressionante, e só sofreria na sequência de bolas paradas. Aos nove minutos, Iñigo Gullón marcou na recarga a uma grande penalidade que Hugo Leonardo entrou para tentar travar, para depois Alonso Martin assinar o segundo de livre directo, batendo desta feita o titular Francisco Fernandes. Mas, entretanto, Ramalho já apontara o terceiro e servira Lucas Santos para o quarto das águias.

Iñigo Gullón reduziu, mas raramente o Alcobendas criou perigo
Iñigo Gullón reduziu, mas raramente o Alcobendas criou perigo

Na etapa complementar, o Benfica não “levantou o pé”. Nem Bernardo Ramalho. Nos sete primeiros minutos, o internacional jovem português fez mais dois golos, elevando o marcador para um 2-6 que acabava com quaisquer dúvidas que ainda pudessem restar sobre a presença dos encarnados na final.

Já com Frederico Mascarenhas a dar (largos) minutos aos menos utilizados, Tiago Sanches e António Inglês fecharam as contas da partida no dilatado 2-8 final que, naturalmente, deixou o técnico encarnado satisfeito.

Tal como o Benfica, Tiago Sanches procura o “bi” na Eurockey Cup, mas no ano passado venceu em Sub-15 pelo Paço de Arcos
Tal como o Benfica, Tiago Sanches procura o “bi” na Eurockey Cup, mas no ano passado venceu em Sub-15 pelo Paço de Arcos

O adversário do Benfica, campeão da Eurockey Cup de 2018, é o Manlleu, campeão da segunda edição, em 2015, sendo desde já certo que pela primeira vez na história da competição uma equipa repetirá o título.

O Manlleu, que nos “quartos” afastara o Sporting, eliminou nestas meias-finais o Barcelona. Mas os blaugrana entraram melhor e estiveram mesmo a vencer por 1-3, altura em que parecia adivinhar-se uma final entre Benfica e Barcelona.

O desespero de um desempate que parecia não ter fim…
O desespero de um desempate que parecia não ter fim…

Em jogo arbitrado por José Pinto e Joaquim Pinto, o Barcelona, campeão da Catalunha, aparentava controlar o jogo perante um Manlleu, também catalão, mas campeão de Espanha, mas o Manlleu logrou chegar ao 3-3 ainda antes do intervalo, fruto de contra-golpes venenosos e eficazes.

No arranque da etapa complementar, Sergi Rojo daria mesmo a primeira vantagem aos “quadri barrat”, mas um golo de Lluc Sitjà – o seu terceiro na partida – levaria o jogo para prolongamento.

“Estevi” foi herói
“Estevi” foi herói

Nos cinco minutos de tempo extra, contrariando o que se passou praticamente ao longo de todo o jogo, o Manlleu é que assumiu o controlo da partida… mas não houve golos e a decisão foi no desempate por livres directos. Com os guarda-redes Oriol Codony e Arnau Martinez a ganharem sucessivos duelos, só houve golo à 12ª tentativa, com Arnau Estebanell (“Estevi”) a assumir o papel de herói, colocando o Manlleu na final.

A grande final, em que o Benfica defende o título conquistado em 2018, disputa-se este domingo a partir das 12h. Antes, a partir das 10h30, Alcobendas e Manlleu jogam para o terceiro lugar.

Todos os jogos em http://eurockey.info/2019/U17.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia