Elenco das 'liguilhas' definido

Elenco das 'liguilhas' definido

Terminadas esta segunda-feira as inscrições para a muito badalada “liguilha” de acesso à I Divisão, já são conhecidas as equipas que a disputarão. Em Setembro, Paço de Arcos, Os Tigres, Marinhense, Tomar, Famalicense e Parede lutarão por três lugares no escalão maior do Hóquei em Patins português.

Como fora noticiado, a Física abdicou da participação nesta “liguilha”, resignando-se desde já com o regresso à II Divisão, aceitando as restantes seis equipas o convite que lhes foi formulado. Nessa prova estarão assim Paço de Arcos e Os Tigres (12º e 13º da I Divisão à data da conclusão das competições), Marinhense e Tomar (líderes das Zonas Norte e Sul da II Divisão) e Famalicense e Parede (que na II Divisão estavam em posição de disputar a poule de subida).

A liguilha será disputada num campeonato a uma só volta, com o calendário a depender de sorteio. Num campeonato de cinco jornadas, acontecerá inevitavelmente que três equipas joguem três jogos em casa e dois fora e outras três sejam três vezes visitantes e apenas duas anfitriões.

Entretanto, atacando a questão da possível contratação de atletas só para disputar a liguilha, a federação impõe que os atletas que a disputarem apenas possam ser transferidos na segunda quinzena de Dezembro. Recorde-se que a “lei” de transferências vigente mantém o mercado aberto do início da temporada até ao fim de Dezembro, podendo os jogadores (agora, apenas os que não disputem a liguilha) “mudar-se” para outro clube.

A “outra” liguilha

Definidos estão também já os participantes na liguilha para a disputa da II Divisão, a promover entre equipas da II e III Divisão.

O Termas optou por se manter na III Divisão e não vai a jogo numa fase pré-preliminar entre equipas da III Divisão que contará com Maia, Paredes, Marco, Lavra (Zona Norte), Mealhada e Cucujães (Zona Centro) e Marítimo, Vilafranquense e Boliqueime (Zona Sul). Destas, o vencedor de cada Zona avança para a disputa da liguilha – onde já estão os líderes à altura da suspensão (Póvoa, Académico da Feira e Paço de Arcos “B”) - onde se discutirá então seis lugares na II Divisão.

Nessa liguilha estarão Os Limianos, Fânzeres, Póvoa, Académico da Feira e uma equipa que vem da pré-preliminar, constituindo a Zona Norte, e Sintra, Sesimbra, CACO, Paço de Arcos “B” e duas equipas que vêm da “pré”, constituindo a Zona Sul. Depois de um campeonato a uma só volta, os três primeiros de cada Zona integrarão a II Divisão.

Questão PA

Na disputa desta liguilha entre equipas que disputaram as II e III Divisão, há o caso curioso do Paço de Arcos. A equipa “B” do histórico emblema da Linha liderava a Zona Sul da III Divisão e lutará por um lugar na II Divisão… que poderá nunca chegar a disputar.

É que, com a equipa “A” sem certeza de vir a disputar a I Divisão, uma eventual relegação para a II implica que a equipa “B”, independentemente do lugar em que termine a sua “liguilha”, continue na III Divisão.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny