Taça da Liga Feminina com novo formato (e menos viagens)

Taça da Liga Feminina com novo formato (e menos viagens)

A Taça da Liga Feminina, também conhecida como Liga Europeia Feminina, vai ter novo formato, podendo ser jogada em apenas dois fins-de-semana.

O comité europeu, liderado pelo português Agostinho Silva, anunciou esta segunda-feira o formato para as competições europeias na próxima temporada.

Mantém-se o modelo nas competições masculinas. A Liga Europeia com uma primeira fase de quatro grupos, seguindo-se "quartos" e Final Four, e a Taça WSE jogada em eliminatórias em duas mãos até à Final Four. A novidade é na competição feminina.

O modelo de uma fase de grupos lançado na pretérita temporada levou a que apenas oito equipas - quatro espanholas, três francesas e uma portuguesa (o Benfica) - se inscrevessem. A fase de grupos, de seis jornadas, "obrigava" desde logo a três deslocações, o que terá sido dissuasor de mais inscrições.

Na temporada que foi interrompida, Benfica, Gijón, Manlleu e Palau tinham conseguido o apuramento para a Final Four, agendada para o fim-de-semana em que as competições acabariam por ser suspensas.

Nesse sentido, o comité europeu entendeu manter os grupos de quatro equipas, mas aposta numa fase de grupos concentrada, um pouco como o que se faz no futsal. Assim, apontando a dois grupos de quatro equipas (depois de uma pré-eliminatória caso surjam mais inscrições), as participantes na Final Four - as duas mais bem classificadas de cada grupo - seriam decididas num mini-campeonato concentrado a uma volta de três dias, entre sexta-feira e domingo.

Excluindo-se a pré-eliminatória que está dependente do número de inscrições e pode vir a não ser necessária, tal levará a que cada equipa só tenha de pensar em duas deslocações, ainda que com custos de alojamento acrescidos.

O novo modelo poderá potenciar mais inscrições, mas o prazo para as mesmas acaba já esta sexta-feira, 31 de Julho. No dia 2 de Agosto, o comité europeu reunirá por videoconferencia com as equipas que confirmarem as suas inscrições, sendo abordados planos para "fintar" as limitações da pandemia, como a eventualidade de jogos de lotação limitada ou mesmo à porta fechada.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny