Tudo definido para o arranque da II Divisão

Tudo definido para o arranque da II Divisão

Findas as liguilhas de acesso no passado sábado, ficou definitivamente conhecido o calendário da II Divisão, que arranca no próximo sábado, 3 de Outubro.

Com Os Limianos e Fânzeres (a Norte) e CS Marítimo, CACO e Sesimbra (a Sul) a falharem o objectivo de subida ou continuidade na categoria secundária do Hóquei em Patins nacional, há a registar as “novidades” Póvoa, Paredes, Académico da Feira e Vilafranquense, que na pretérita temporada disputaram a III Divisão.

Póvoa, Paredes e Feira disputarão a Zona Norte, tal como o Mealhada, apesar de, por constrangimentos geográficos, este ter disputado neste mês de Setembro a Zona Sul da Liguilha de acesso à II Divisão. Nota também para a continuidade do Marinhense, que em 2019/20 liderava a Zona Norte da II Divisão, mas que falhou o objectivo de subida na Liguilha de acesso à I Divisão.

Quem também não conseguiu um lugar na categoria máxima, foram Paço de Arcos e Parede, que se juntam na Zona Sul da II Divisão à Física, que abdicara da participação na Liguilha. Depois do embate para a prova de acesso – que terminou com vitória do Paço de Arcos por 7-3 -, as duas equipas da Linha têm novo encontro marcado, já na II Divisão, a 24 de Outubro, na quarta jornada. Novidade no elenco a Sul é também o Vilafranquense, premiado na liguilha entre terceira e segunda divisões.

Aspirações em suspenso até 10 de Abril

Para a temporada que agora se inicia, marcada pela incerteza de uma pandemia que teima em não ir embora, foi mantido o modelo competitivo da II Divisão.

A prova é disputada em duas zonas – Norte e Sul –, garantindo o mais bem classificado de cada Zona a subida à I Divisão. Entre estes, é discutido a dois jogos (apontados a 5 e 12 de Junho) o campeão da II Divisão, ao passo que – paralelamente – os segundos mais bem classificados decidem também a dois jogos quem ocupa uma terceira vaga na I Divisão 2021/2022. Os três últimos de cada Zona são despromovidos à III Divisão.

Mesmo que não seja possível jogar o apuramento de campeão/promoção, haverá promoções e despromoções se, até 30 de Julho, forem cumpridos 75% dos jogos. Sem “fase final”, subirão o primeiro de cada zona e o segundo que somar mais pontos. Em, pelo menos, 20 jornadas.

Caso não haja adiamento de jogos, a 20ª jornada a partir da qual haverá certeza de subidas e descidas, está agendada para 10 de Abril. Se, como em 2019/20, só forem cumpridas até 19 jornadas, não haverá subidas – ou qualquer oportunidade de subida numa hipotética Liguilha – nem descidas.

II Divisão – Equipas participantes e calendário

Zona Norte

Académica, Cambra, Carvalhos, Escola Livre, Espinho, Feira, Infante Sagres, Juventude Pacense, Marinhense, Mealhada, Paredes, Porto “B”, Póvoa, Valença

Zona Sul

Alenquer, Alverca, BIR, Candelária, Física, Grândola, Juventude Salesiana, Murches, Oeiras, Paço de Arcos, Parede, Sintra, Sporting de Torres, Vilafranquense

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia