Clássico pode dar título
Joga-se no próximo sábado mais um Clássico entre Benfica e Porto nesta temporada. Depois de uma vitória para cada lado e um empate, o jogo que desequilibrará - ou não - as contas pode dar o título ao Benfica.
Inicialmente marcado para as 17h, o Clássico será jogado a partir das 20h.
Benfica e Porto partem para o quarto clássico da época separados por três pontos. Na frente, os encarnados preferirão recordar a primeira volta no Dragão, onde triunfaram por 3-7, resultado que lhes dá uma importante vantagem de quatro golos no confronto directo em caso de igualdade pontual. O Porto gostará mais de recordar o recente apuramento para a Final Four da Liga Europeia, conseguida com um empate e uma vitória… sobre o Benfica.
Três resultados, cinco cenários
Ainda que só existam três resultados possíveis, será necessário considerar cinco cenários. Para além de se distinguirem a vitória do Benfica e o empate, a vitória do Porto pode ter três significados diferentes por força da eventual necessidade de desempate entre as duas equipas. De seguida apresentamos os cenários.
1. O Benfica vence frente ao FC Porto?
Caso os encarnados saiam vitoriosos do embate com o Porto, não há mais contas para fazer: o Sport Lisboa e Benfica conquista o seu 22º título nacional, destacando-se do Futebol Clube do Porto que conta 21.
X. Empate como na Liga Europeia?
Se houver empate, o Benfica mantém três pontos de vantagem e vantagem no confronto directo, "bastando-lhe" uma vitória num dos dois jogos que ficam a faltar para garantir o título, sem depender dos resultados do Porto.
2a. Porto triunfa por menos de quatro de diferença?
Se os dragões levarem a melhor mas por menos de quatro golos de diferença, as equipas ficam em igualdade pontual mas o Benfica continua na frente pelo critério do confronto directo. Para serem coroadas campeãs, as águias têm de fazer pelo menos o mesmo número de pontos dos dragões nas duas jornadas que restam. Os azuis-e-brancos têm de esperar por um deslize alheio e não podem falhar.
2b. Porto "paga na mesma moeda" e vence por quatro?
Se o Porto vencer por exactamente quatro golos, passa para a frente por um golo mas com tudo por definir nas duas últimas jornadas. O critério de desempate aplicado passaria a ser o da diferença entre golos marcados e sofridos ao longo da prova, com os azuis-e-brancos a saírem da Luz com 103 e os encarnados com 102.
Se porventura, no final da última jornada, houver empate também na diferença de golos, o critério de desempate seguinte é o coeficiente entre marcados e sofridos, o que - de forma simplista - equivale a dizer que ganha quem tiver menos sofridos. Para já, nesse capítulo, a vantagem é para a equipa de Pedro Nunes com 48 golos encaixados, contra 57 dos comandados de Tó Neves, ainda que neste cenário de vitória dos dragões por quatro golos, os encarnados passassem a contar pelo menos 52.
2c. Porto vinga derrota pesada e vence por mais de quatro?
Se os dragões vencerem por mais de quatro golos, ficam em igualdade pontual mas saltam para a frente do campeonato, garantindo a vantagem no confronto directo com o Benfica. Mas não podem ter nenhum deslize, sob pena de os encarnados voltarem à liderança em termos pontuais.
O que fica a faltar depois
O jogo de próximo sábado pode resolver tudo. Ou coisa nenhuma. E neste último caso importa olhar para as duas últimas jornadas, em que o Valongo será protagonista.
O ainda campeão nacional pode ser determinante na atribuição do título, recebendo o Benfica - em casa emprestada - na penúltima jornada e jogando no Dragão na última. Sublinhe-se que na última temporada, o Valongo venceu o Benfica em casa e foi empatar ao Dragão Caixa…
Na penúltima jornada, enquanto o Valongo recebe o Benfica e depois de regressar da Liga Europeia, o Porto tem uma sempre complicada deslocação a Paço de Arcos. Já na derradeira jornada, o Benfica recebe Os Tigres. Em 2012, a equipa almeirinense foi talismã no último título dos encarnados, garantido precisamente com uma vitória na última jornada sobre Os Tigres… mas, na altura, em Almeirim.
O Clássico entre Benfica e Porto que pode decidir o título joga-se sábado, a partir das 20h, com arbitragem de Paulo Rainha e Rui Torres.
Terça-feira, 14 de Abril de 2015, 21h50