Benfica vence muralha italiana

Benfica vence muralha italiana
Recorte (editado): O Jogo

O Benfica recebeu e venceu o Bassano por 9-6, garantindo o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europeia.

A tradição defensiva dos italianos do desporto ficou popularizada no “catenaccio” do futebol. No hóquei, é o quadrado que dá cabo dos nervos aos adversários.

Face às lesões de Filippo Dal Monte e Andrea Bocatto, o banco do Bassano só tinha o guarda-redes Bruno Sgaria, Alessandro Toniolo, de apenas 16 anos, e Massimo Tataranni.

O primeiro minuto na Luz foi alucinante. O Bassano abriu o marcador na primeira acção de jogo por Samuel Amato aos 11 segundos. Aos 24 Nicolía empatou. E aos 54, Jordi Adroher colocou os encarnados na frente. Parecia então reposta uma teórica normalidade, com tempo para respirar… Mas pouco. Aos dois minutos e meio, Emanuel Garcia fez de grande penalidade o 2-2.

A cerrada defensiva “bassanesa” manteve-se praticamente toda a partida
A cerrada defensiva “bassanesa” manteve-se praticamente toda a partida

A partida acalmou então um pouco e o quadrado italiano fechou-se definitivamente à frente de Mauro Dal Monte. O Benfica era paciente no ataque, ensaiando pontualmente a meia distância para forçar as linhas contrárias a subirem. Mas os italianos estavam determinados e a grande área de Dal Monte delimitava a sua acção.

A estratégia abnegada dava os seus frutos. O Benfica não marcava e era surpreendido nos contra-ataques, em particular dos argentinos Gimenez e Garcia. Nicolía fez o 3-2 mas, com os encarnados a procurarem dilatar a vantagem, o Bassano era eficaz. Foi a tónica da partida.

Dário Gimenez, com um hat-trick, foi o mais certeiro dos visitantes
Dário Gimenez, com um hat-trick, foi o mais certeiro dos visitantes

Emanuel Garcia restabeleceu a igualdade a três, valendo novo golo de Nicolía aos encarnados para recolherem aos balneários em vantagem por 4-3. Uma vantagem mínima e ingrata para tanta posse de bola e remates à baliza.

No arranque da segunda parte – mas não tão cedo como na primeira – Marc Torra deu a primeira vantagem de dois golos ao Benfica. Não durou (Gimenez reduziu minuto e meio volvido) mas, na alternância de golos que ia acontecendo, deixava os encarnados definitivamente na frente. Tiago Rafael e Dário Gimenez marcaram e deixaram tudo na mesma, mas com 6-5 no marcador.

Nicolía assinou também três golos
Nicolía assinou também três golos

No jogo do gato e do rato, no ora marcas tu, ora marco eu, os italianos conseguiam impacientar a equipa portuguesa. Quando Diogo Rafael fez - exactamente a meio da etapa complementar - o 7-5, festejou efusivamente nova vantagem de dois golos, quase como que sabendo que seria também ele a fazer o decisivo 8-5. A vantagem de três golos a pouco mais de quatro minutos do apito final parecia mais do que suficiente mas, num impressionante último fôlego, os italianos saíram da “caixa” e foram para a frente.

A minuto e meio, este Bassano diferente reduziu pelo mesmo Gimenez para 8-6 e, segundos depois, teve oportunidade de reduzir de livre directo por azul a Diogo Rafael. Mas o livre directo foi anulado por um dos árbitros pela saída dos jogadores italianos da sua área (irónico, não?) antes de ser dada ordem de marcação…

A três segundos do fim, Marc Torra assinou o 9-6 final.

Golos de Diogo Rafael foram determinantes no construir da vantagem decisiva
Golos de Diogo Rafael foram determinantes no construir da vantagem decisiva

No final da partida, Pedro Nunes reconheceu dificuldades no ataque ao quadrado pese os encarnados já terem “atacado” o sistema na deslocação a Bassano. O treinador enfatizou o cumprimento de um dos objectivos – assegurar a presença nos quartos – sendo que o principal – passar em primeiro - pode ser garantido na próxima jornada em Vic.

Pino Marzella, treinador do Bassano, estava conformado com o resultado. Sabendo que era difícil e condicionado pelas ausências, apostou numa estratégia “feia” (como Emanuel Garcia descreveria depois) mas que quase dava frutos. O argentino Emanuel Garcia, que se notabilizou ao serviço do FC Porto e não descarta a possibilidade de regressar a Portugal, elogiou a sua equipa pese o tal jogo “feio” mas que acaba por fazer parte do hóquei em patins… Ainda matematicamente possível, o apuramento do Bassano fica dependente de um milagre, muito por força da derrota por 8-0 em Vic na primeira volta.

Panorama

No outro jogo do Grupo B, o Vic venceu tranquilamente o Merignac por 9-0 e mesmo que perca com o Benfica, teria de perder por mais de oito golos em Itália para “conseguir” ficar fora dos quartos-de-final. Na próxima jornada, uma vitória encarnada na Catalunha garante à equipa de Pedro Nunes o ambicionado primeiro lugar do grupo.

O vencedor do Grupo B irá cruzar nos quartos com o segundo classificado do Grupo C, onde as contas ficaram mais complicadas para os portugueses do Valongo. A equipa de Paulo Pereira deu uma excelente réplica em Itália frente ao Forte dei Marmi, claudicando pela diferença mínima num jogo de muitos golos. 8-7 foi o resultado que deixa os valonguenses a fazer contas. O Vendrell venceu por 8-4 na recepção ao Quevert e caso vença o Forte na próxima ronda – na Catalunha – garante o apuramento. O Valongo tem de esperar uma derrota catalã, vencer em França e voltar a vencer na última ronda quando receber o Vendrell.

Tal como no Municipal de Valongo, a partida em Itália com o Forte foi equilibrada
Tal como no Municipal de Valongo, a partida em Itália com o Forte foi equilibrada

No Grupo A, o Porto venceu o Barcelona por 1-2 e carimbou o primeiro lugar do grupo. No outro jogo, o Breganze venceu o Iserlohn por 7-2 e os italianos acalentam ainda esperanças de apuramento. Para tal, têm de vencer o Barcelona na próxima ronda e na última jornada conseguir um resultado idêntico ao que os blaugrana conseguirem no Palau. Mas nesse derradeiro episódio da fase de grupos, o Barça recebe o frágil Iserlohn e o Breganze desloca-se ao Dragão Caixa…

O Grupo A cruza nos quartos com o Grupo D, onde ainda tudo está em aberto. Certo está apenas que o Basel, com quatro derrotas em quatro jogos, não segue em frente. De resto, o Viareggio, que venceu os suíços por 4-6, está a três pontos dos dois primeiros e defronta-os nas próximas duas jornadas. Primeiro recebe o Liceo e depois desloca-se a Oliveira de Azeméis para medir forças com a Oliveirense. Espanhóis e portugueses defrontaram-se nesta ronda na Catalunha, com a vitória a sorrir aos pupilos de Carlos Gil por 5-3. Empatados no confronto directo e com a mesma diferença de golos global (+7), os galegos saltaram para a frente pelo coeficiente entre tentos marcados e consentidos. Nas duas últimas rondas, todos os golos contarão.

A próxima jornada da Liga Europeia tem lugar a 16 de Janeiro.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Reus vence mas Turquel está na luta