Petição para Dia Nacional foi admitida e tem relator

Petição para Dia Nacional foi admitida e tem relator

A petição para a criação de um Dia Nacional do Hóquei em Patins foi admitida para discussão e João Pinho de Almeida foi nomeado relator.

Entregue a 14 de Março à Assembleia da República, a petição baixou à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto para apreciação e foi admitida a 4 de Abril, conforme comunicação da deputada Edite Estrela, presidente desta Comissão, sendo então nomeado o deputado João Pinho de Almeida como relator da petição.

Eleito pelo CDS-PP, João Pinho de Almeida está, aos 41 anos, na sua quinta legislatura - consecutiva - como deputado. Entre 2010 e 2011 foi presidente do Clube de Futebol "Os Belenenses", emblema que teve secção de Hóquei em Patins entre 1957 e 1990, mas será um dos cargos que ocupa actualmente que o tornam indicado como relator da iniciativa: João Pinho de Almeida é presidente do Conselho Fiscal da Associação Desportiva Sanjoanense, um histórico da modalidade em Portugal, numa cidade que vive o Hóquei em Patins de forma intensa e de onde João Pinho de Almeida é natural.

João Pinho de Almeida é conhecido no  hemicírculo pela forma convicta como argumenta
João Pinho de Almeida é conhecido no hemicírculo pela forma convicta como argumenta

Como relator, caberá a João Pinho de Almeida, depois de efectuar as diligências e consultas que considere necessárias e que já estarão em curso, emitir um parecer que será posto à consideração da comissão para então se conhecer se o Dia Nacional do Hóquei em Patins é instituído.

Relembramos o texto da petição, que propõe a instituição do Dia Nacional do Hóquei em Patins a 23 de Maio, dirigido ao Presidente da Assembleia da República:

O Hóquei em Patins é a modalidade colectiva que mais títulos internacionais deu ao nosso país, quer a nível de selecções - contando-se 15 Campeonatos do Mundo e 21 Campeonatos da Europa - quer a nível de clubes - com a conquista de 6 Taças dos Campeões / Ligas Europeias, 12 Taças CERS e 10 na extinta Taça das Taças.

Impelido por estas conquistas, conquistou também o povo português, que se unia pela sua Selecção, em torno de um relato radiofónico, de uma transmissão televisiva ou enchendo pavilhões.

O Hóquei em Patins português é reconhecido como uma marca de excelência e o seu campeonato é desejado pelos melhores praticantes estrangeiros, atraídos não só pelo estilo próprio de jogo, mas também pelo fervoroso apoio que se sente nos pavilhões, por uma intensidade e paixão ímpar que teima em resistir apesar dos desafios.

Crentes e cientes da mais-valia do Hóquei em Patins na cultura desportiva e popular do nosso país, vimos assim por este meio requerer a V.Exa. e à Assembleia que preside que avaliem a possibilidade da instituição do "Dia Nacional do Hóquei em Patins", a celebrar no dia 23 de Maio de cada ano. Esse dia, em 1947, foi o primeiro de Portugal como Campeão do Mundo, título conquistado no então Pavilhão dos Desportos, agora Pavilhão Carlos Lopes, que encheu ao longo dos seis dias de competição.

A nossa pretensão é que a data fique como um marco, um momento de reflexão sobre as glórias já alcançadas, mas, principalmente, sobre o presente e futuro da modalidade, envolvendo jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros, imprensa e adeptos e demais agentes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia