Hóquei Diário / 20 de Outubro de 2018

Hóquei Diário / 20 de Outubro de 2018

Arrancam as competições europeias

Ainda que a Taça Continental já tenha sido disputada e entregue (ao Barcelona), arrancam este sábado as competições que vão preencher o calendário europeu até Maio, com as suas duas principais provas masculinas: a Liga Europeia e a, agora, Taça WSE, anteriormente Taça CERS.

Este sábado realizam-se sete dos oito jogos da primeira jornada da Liga Europeia, que é fechada este domingo com a recepção do detentor do título, Barcelona, a receber os italianos do Follonica.

Esta é uma jornada em que todas as equipas portuguesas na prova máxima europeia jogam em “casa”, sendo que a do Porto será por empréstimo, em Vila Praia de Âncora.

Na Taça WSE, Óquei de Barcelos – em busca da quinta (!) Final Four consecutiva – e Tomar jogam perante o seu público, enquanto Juventude de Viana e Turquel jogam, respectivamente, na Áustria e na Alemanha.

Será mesmo a 1 de Novembro

Continua a carecer de uma divulgação pública por parte do comité europeu (WSE-RH), mas os 105 segundos que faltam jogar serão mesmo disputados no dia 1 de Novembro, segundo confirmam as federações portuguesa e espanhola.

Ainda não há hora tornada pública, sendo que várias fontes apontam desde já a indisponibilidade do árbitro italiano Massimiliano Carmazzi – o que anteriormente foi um problema para a data de 24 de Outubro… -, devendo o que resta da partida ser arbitrado apenas pelo francês Julien Thibault.

Benfica falha Intercontinental Feminina

O Benfica declinou o convite para a sua equipa feminina participar na Taça Intercontinental, que se realizará em Dezembro, na Argentina.

Para já, a prova conta com Gijón, Concepción e Andes Talleres, sendo que as encarnadas foram convidadas em virtude de serem vice-campeões europeias.

No entanto, o Gijón debate-se com dificuldades financeiras para encarar este desafio. Segundo o clube asturiano, serão necessários 15 a 20 mil euros para participar na Intercontinental e ainda recentemente o clube teve dificuldades em reunir um patrocinador para a nova temporada.

Benfica não vai à Intercontinental Feminina

Começa a OK Liga Feminina

Começa este sábado mais uma edição da OK Liga Feminina, o mais importante e, indubitavelmente, o melhor campeonato do mundo… de femininos.

Ainda pendentes da atribuição do título europeu de selecções, algumas das protagonistas entram já em pista este sábado, estando previstos cinco jogos da primeira jornada.

Em Portugal, segundo informação divulgada esta semana, o Campeonato Nacional será disputado em duas fases, arrancando a fase zonal – Norte e Sul - a 4 de Novembro.

OK Liga Femenina @RFEP

Barberà é o novo seleccionador chileno

O catalão Josep María Barberà é o sucesor de “Negro” Paez no comando da selecção chilena.

O técnico tem desde já em mãos a disputa do Campeonato Pan-Americano – em Dezembro, em Bogotá – em que está em causa o apuramento para o Campeonato do Mundo, em Julho próximo.

Na corrida às três vagas para o Mundial estarão certamente Argentina, Chile, Colômbia e Brasil, sendo que uma será relegada para a disputa de uma segunda divisão nos World Roller Games, o “Campeonato Intercontinental”.

Barberà já esteve num Mundial, em 2009, quando em Vigo orientou a selecção moçambicana. Moçambique terminaria em 11º entre 16 selecções.

Só Oeiras e Braga jogam para o Campeonato

Com oito equipas envolvidas nas competições europeias, só Oeiras e Braga jogam este fim-de-semana para o Campeonato Nacional.

O jogo que marca o arranque da segunda jornada tem início agendado para as 18h e põe frente-a-frente um recém-promovido Oeiras que, na ronda inaugural, ainda esteve a vencer no Dragão Caixa (mas acabaria por claudicar por 7-1) e um Braga que logrou ser a única equipa a não sofrer qualquer golo, tendo vencido o Turquel por 3-0.

Oportunidade para ver ou rever os reforços argentinos das duas equipas. Na equipa da Linha, Ezequiel Mena – um dos três argentinos às ordens de Miguel Dantas e Pedro Feliz - apontou o tento frente ao Porto, enquanto nos bracarenses, segundo rezam as crónicas, o guarda-redes Constantino Acevedo foi o protagonista maior na inviolabilidade das suas redes.

Portugueses vão a jogo em Itália e Espanha

Em Itália, numa jornada marcada pelas competições europeias, os dois possíveis têm protagonistas portugueses, que jogarão perante o seu público.

Nesta que será a terceira jornada, o Amatori Vercelli de Sérgio Silva, Francisco Veludo e João Silva (“Janeka”) recebe um Trissino que soma duas vitórias em outros tantos jogos. No seu pavilhão, o Vercelli somou um ponto na primeira ronda e, vindo de um jogo em que – apesar da derrota pesada em Forte dei Marmi – Janeka bisou, quer voltar a fazer vingar o “factor casa”.

Em Bassano, Diogo Neves também regressa a casa depois de ter marcado e com vontade de repetir o feito pessoal mas com outro desfecho colectivo - os gialorossi somam duas derrotas - frente ao Breganze.

Em Espanha, os portugueses que vão a jogo, jogam fora. Num dos três jogos da jornada agendados para este sábado, o Alcoy de Renato Castanheira e João Ramalho Guimarães desloca-se a Lloret.

Competições italianas @FISR

OK Liga @RFEP

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia