Novo Campeonato Nacional Feminino culmina em play-off

Novo Campeonato Nacional Feminino culmina em play-off

A próxima edição do Campeonato Nacional de Seniores Femininos adoptará um modelo diferente das últimas temporadas, sendo as novas campeãs nacionais decididas em play-off.

Nas últimas temporadas, o Campeonato Nacional disputava-se em duas fases. Numa primeira, com duas zonas (Norte e Sul), decidiam-se as oito equipas que, numa segunda fase, decidiriam o título entre si num campeonato a duas voltas.

Para 2019/20, o Nacional – que contará com o peso mediático do Benfica (heptacampeão nacional) e do Sporting – continua a ser disputado em duas fases, mas bem distintas.

Apesar do regulamento continuar a distinguir regiões Norte e Sul (e Ilhas), tal deixa de ter aplicabilidade prática. Na primeira fase, todas as equipas inscritas jogarão entre si, num campeonato a duas voltas. O planeamento da FPP prevê, para já, 26 jornadas, o que equivaleria a 13 ou 14 equipas inscritas.

A discussão do título, acontecerá depois em play-off, entre as quatro equipas mais bem classificadas.

Nas meias-finais, o primeiro classificado defronta o quarto, ao passo que o segundo defronta o terceiro, em séries à melhor de três partidas (10, 16 e, se necessário, 17 de Maio). Os vencedores destas séries encontram-se na final, também à melhor de três partidas (24, 30 e, se necessário, 31 de Maio).

As inscrições para o Campeonato Nacional são possíveis até ao dia 2 de Agosto, estando o sorteio da prova agendado para 6 de Agosto.

40 minutos de jogo

As últimas alterações às regras de jogo, que entraram em vigor a 1 de Setembro do ano passado, indicavam como tempo de jogo para os seniores femininos os 50 minutos, tal como no masculino.

A indicação foi aceite e implementada pela Federação de Patinagem de Portugal nos seus jogos, mas, uma época volvida, o Campeonato Nacional de Seniores Femininos voltará a ter partidas de apenas 40 minutos, em duas partes de 20.

Tal é possível porque, regulamentarmente, a World Skate deixa ao critério das Federações a possibilidade de decidirem o tempo de jogo das partidas que estas organizam.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia