Portugal cumpre de mão cheia na estreia

Portugal cumpre de mão cheia na estreia

Portugal cumpriu na abertura do Campeonato da Europa de Sub-17, vencendo a Alemanha por 5-1.

Gonçalo Bento, Bernardo Ramalho, Lucas Santos, Jota e Ricardo Fallé foram os protagonistas do primeiro cinco de Nuno Ferrão no Europeu de Sub-17 que arrancou este domingo em Torres Vedras.

Com entradas gratuita, o pavilhão da Física encheu – lançando já questões aos organizadores para os jogos decisivos… - para assistir ao triunfo luso, que não foi, de forma alguma facilitado pela selecção germânica. Bem organizados defensivamente e com uma boa prestação do guarda-redes Ben Kessens, a Alemanha conteve o ímpeto inicial de Portugal, obrigando mesmo o seleccionador luso a parar o jogo para afinar estratégia.

Zé Miranda, um “santo da casa”, assinou o segundo tento
Zé Miranda, um “santo da casa”, assinou o segundo tento

Aos sete minutos, Bernardo Ramalho inauguraria o marcador num remate que surpreendeu os adversários, rasteiro, mas colocado, e, sete minutos volvidos, quando Portugal assustava particularmente pela meia distância de Martim Leite (antes fora Jota a insistir mais nessa solução), Zé Miranda, que cumpriu a maior parte do seu percurso no Hóquei em Patins naquele mesmo pavilhão da Física, ampliou para o 2-0, num remate cruzado da direita, com que se chegaria ao intervalo.

Na etapa complementar, Portugal entrou em pista com uma rotinada base do Benfica, campeão nacional do escalão, com Zé Miranda, Bernardo Ramalho e Lucas Santos (e ainda Diogo Pernas, do Paço de Arcos) mas os alemães não claudicaram, mantendo-se fiéis ao seu rigor defensivo.

Capitão Lucas Santos bisou
Capitão Lucas Santos bisou

Aos três minutos e meio, o capitão Lucas Santos, que muito procurou o golo, fez enfim o terceiro, para, aos 12, bisar, convertendo com classe um livre directo após azul a Nick Heinrichs.

O jogo estava sentenciado, mas a Alemanha ainda mostraria outra face. A sete minutos do apito final, Ben Barnekow reduziu e os germânicos libertaram-se da sua amarra táctica, procurando novo golo. No entanto, seria Portugal a fechar as contas da partida, com Ricardo Fallé a fazer o 5-1 final com dois minutos e meio para jogar.

Ricardo Fallé fechou as contas da partida
Ricardo Fallé fechou as contas da partida

Nos restantes jogos do dia, destaque para a inesperada vitória da Suíça sobre a França por 1-4 no grupo B de Portugal. No grupo A, Espanha e Itália golearam respectivamente Inglaterra (14-1) e Andorra (10-0). Os espanhóis Carles Domenech, com cinco golos, e Victor Wally, com quatro, foram os mais certeiros deste dia que marcou o arranque da competição.

Esta segunda-feira, Portugal defronta a surpreendente selecção suíça a partir das 21h.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia