Novo formato, mas menor participação de sempre

Novo formato, mas menor participação de sempre

Arranca este sábado a 14ª edição da “Female League Cup”, a prova máxima de equipas femininas a nível europeu.

O comité europeu (World Skate Europe Rink-Hockey) prometera mudanças e avançou com um novo modelo de prova, com uma fase de grupos semelhante à que é disputada na Liga Europeia masculina. Mas, a imposição – num grupo de quatro equipas – de pelo menos três deslocações assustou financeiramente, por exemplo, as equipas alemãs. E esta será a edição menos participada de sempre.

Participam nesta 14ª edição apenas oito equipas, sendo que nunca houve menos de 11 equipas, o que aconteceu em 2011/12 e 2012/13. E em 2013/14 e 2015/16 chegou-se mesmo às 16 equipas inscritas. Na última edição estiveram 14.

Depois de duas temporadas com Benfica e Stuart inscritas, Portugal é representado na presente edição apenas pelas águias, em busca de repetirem o feito de 2015, quando se sagraram campeãs.

Alguns factos sobre a prova:

#FACTO 13 edições realizadas sob a égide da CERS ou WSE,

#FACTO A prova foi vencida 12 vezes por equipas espanholas e uma por uma equipa portuguesa, o Benfica, em 2015.

#FACTO O Voltregà é o detentor do troféu e máximo conquistador, com seis títulos. O Gijón segue de perto, com cinco títulos conquistados, ao passo que Alcorcón (2014) e Benfica (2015) surgem com um triunfo cada.

#FACTO Participam nesta edição representantes de apenas três países: Espanha (4 equipas), França (3) e Portugal (1).

#FACTO Num novo formato, mas condicionado em função da baixa adesão dos clubes, a prova terá uma primeira fase de dois grupos de quatro equipas. As duas mais bem classificadas apurar-se-ão para as meias-finais.

#FACTO Não houve sorteio para a composição dos grupos, sendo as equipas distribuídas em função de um critério geográfico e que não houvesse mais que duas do mesmo país num mesmo grupo.

#FACTO As jornadas da primeira fase serão jogadas a 26 de Outubro, 23 de Novembro, 7 de Dezembro e, já em 2020, a 25 de Janeiro e 8 e 29 de Fevereiro.

#FACTO A Final Four será disputada a 4 e 5 de Abril, defrontando-se nas meias-finais o vencedor do grupo A com o segundo classificado do grupo B e o vencedor do grupo B com o segundo classificado do grupo A.

O Benfica está inserido no grupo A, com as francesas do Noisy Le Grand e as catalãs do Voltregà e Manlleu. A primeira jornada disputa-se este sábado, com as seguintes partidas em agenda (horas locais):

Grupo A

• Voltregà vs Manlleu • 18h

• Noisy Le Grand vs Benfica • 18h30

Grupo B

• Coutras vs Merignac • 18h

• Palau vs Gijón • 20h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia