Panza e Rainha vs. Jorge Ventura para o Conselho de Arbitragem

Panza e Rainha vs. Jorge Ventura para o Conselho de Arbitragem

A Federação de Patinagem de Portugal anunciou as duas listas candidatas às eleições de 5 de Setembro, que terão lugar no Luso.

Apesar de haver duas listas, apenas uma concorre à Direcção, e a continuidade do elenco liderado por Luís Sénica está assegurada. O antecessor Fernando Claro continuará à frente da Assembleia-Geral e Vítor Ferreira manter-se-á na vice-presidência para o Hóquei em Patins.

Nas mudanças, destaque para a "promoção" de Agostinho Silva, presidente da World Skate Europe Rink Hockey, a presidente-adjunto da federação, ocupando um lugar que - nos mandatos de Claro - foi do anterior líder do comité europeu, Fernando Graça.

Para os restantes órgãos, a Lista B - com Jorge Alves (AP Coimbra) e João Pires (AP Lisboa) como mandatários - apresenta-se como "um conjunto alargado de aficionados dos Desportos Patinados, com ideias próprias e que privilegia o debate de ideias e não o culto da personalidade" numa crítica velada, mas sem destinatário concreto.

Entre os órgãos para os quais surge a Lista B como alternativa - Justiça, Disciplina, Arbitragem e Fiscal -, destaque no capítulo desportivo para o Conselho de Arbitragem, que tem, por exemplo, a responsabilidade de fazer as nomeações para os jogos e que, sob a presidência de Ludovino Ferreira (que passaria a suplente), foi várias vezes visado no que se jogou da época finda.

Pela Lista A, há dois nomes bem conhecidos que na pretérita temporada ainda estiveram nas pistas. Orlando Panza é o candidato à presidência, ao passo que Paulo Rainha é apontado a Director de Arbitragem do Hóquei em Patins.

Panza é árbitro Internacional, e está no Quadro A desde 2016 quando ocupou uma vaga deixada em aberto por João Paulo Romão. À luz dos estatutos federativos, tal como Paulo Rainha, Orlando Panza terá de deixar as pistas caso seja eleito.

Quem já abandonou as pistas há alguns anos, foi Jorge Ventura, candidato a presidente do Conselho de Arbitragem pela Lista B. O ex-árbitro internacional e ligado à Associação de Patinagem de Lisboa conta com António Couceiro, de Coimbra, como a Director para o Hóquei em Patins.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia