Vamos Falar de Hóquei em Patins

Também disponível em podcast em:

22 de abril de 2020

Se a quarentena tem sido complicada para todos, para Paulo Pereira tornou-se ainda mais angustiante com os sintomas de CoViD-19, que viria a confirmar-se com um positivo que levou a isolamento. Já recuperado, num dos casos que alimenta a esperança de muitos, abordou connosco a temporada do Óquei de Barcelos e a decisão para as competições esta temporada... e foi surpreendido pelos campeões da época dourada do Valongo, num prémio e reconhecimento a um dos melhores treinadores nacionais.

20 de abril de 2020

Campeão Nacional de Sub-13 em 2019, Raul Alves conduziu os Sub-15 do Valongo à conquista da Eurockey Cup em Novembro último, prosseguindo uma temporada que - conta-nos - de sonho com a conquista do Distrital da AP Porto. A suspensão e agora cancelamento trouxe desilusão, mas o trabalho não parou. E é um trabalho e uma forma de trabalhar de fazer inveja a muitas equipas da I Divisão.

17 de abril de 2020

Guillem Trabal tornou-se uma referência entre os postes, ainda que o "seu" Reus não conseguisse sair da sombra de um Barcelona dominador. Entre 2013 e 2018 representou o Benfica e, confessa, ficou chocado com a diferença de mentalidade, quer nos treinos, quer na formação. Não hesitando em apontar três medidas que deviam ser aplicadas desde já para melhorar o Hóquei em Patins, tem no horizonte o comando técnico de uma equipa. Mas, antes, quer aprender mais.

15 de abril de 2020

O mais internacional e mais goleador jogador português de todos os tempos não coube na planeada hora e a conversa e o percurso por uma carreira ímpar prolongou-se por mais de 2h30. Pedro Alves abordou os grandes momentos e os motivos para as mudanças de clube, mas também os motivos para, em determinado momento, não ter mudado de clube. Sem fazer do dirigismo uma obsessão, o ex-capitão da Selecção Nacional não deixa de ter uma opinião bem formada e fundamentada sobre o que é necessário fazer.

13 de abril de 2020

Da irreverência - por vezes demasiada, confessa - da juventude no Porto, passando por Oliveirense, Barcelos, Académica de Espinho, Lodi, Juventude de Viana, Sporting, até ao regresso no último defeso ao Lodi, João Pinto fala-nos dos momentos e das pessoas que mais o marcaram, sem esquecer a representação das selecções de Portugal e Angola. Em confinamento na agora tristemente famosa Lombardia, o "Mustang", figura da formação dos dragões e dos seniores dos leões, fala-nos de Hóquei em Patins.

9 de abril de 2020

Tó Neves leva-nos pela sua carreira de jogador, do Rio Tinto à Oliveirense, passando pelos anos dourados no FC Porto e sem esquecer a temporada no Benfica. Recordando ainda o orgulho de jogar de quinas ao peito, o atacante aborda a transição para o comando técnico, o risco que foi assumir um Porto decacampeão, a malapata com a Liga Europeia e a afirmação da Oliveirense no panorama nacional e internacional. Sempre com a actualidade e necessárias mudanças no Hóquei em Patins bem presentes...

6 de abril de 2020

A completar a sua quinta temporada em Portugal e no Futebol Clube do Porto, Guillem Cabestany conquistou a admiração de muitos pela sua visão apaixonada do jogo e da modalidade, mas também de uma nova forma de abordar as partidas. Longe das pistas neste período de quarentena, falou-nos de necessárias mudanças no Hóquei em Patins, das regras à mentalidade, para que o desporto que elegeu ganhe outra projecção.

2 de abril de 2020

Há alguns anos afastado das pistas e dos bancos, Luís Filipe Moreira ("Tikinho") abriu o livro sobre o seu percurso no Hóquei em Patins, defendendo sempre os seus ideais, a sua visão do jogo, os seus métodos de trabalho e aquilo que crê mais certo no desenvolvimento dos jovens jogadores. Não se coibindo de apontar muito amadorismo na gestão da modalidade, Tikinho visou vários agentes e a postura destes, impeditiva de outra projecção do desporto que não deixa de acompanhar com olhar atento e crítico.

30 de março de 2020

De Itália, Diogo Neves contou-nos como tem vivido estes dias complicados de quarentena, numa conversa que tentou fugir da temática do famigerado coronavírus. O jogador do Trissino, que completou 26 anos este mês de Março, recordou connosco a sua carreira, dos primeiros tempos n’Os Tigres, em Almeirim, aos anos no Sporting, à decisão complicada de rumar ao Benfica e, depois de representar o Paço de Arcos, a partida para a Catalunha e finalmente para Itália, onde completa agora a sua quarta temporada.

29 de março de 2020

Os 14 clubes da I Divisão estiveram reunidos (por videoconferência) esta sexta-feira, vincando a sua vontade em regressar à competição - quando tal for possível - para terminar a temporada. Será tal pretensão realista? Que cenários se colocam e quais as dificuldades no pós-quarentena se levantam? Tivemos connosco Paulo Rodrigues, ex-vice-presidente federativo para o Hóquei em Patins, e Rui Carvalho, presidente da Associação Nacional de Clubes, que colocaram em cima da mesa diversos cenários e hipóteses.

27 de março de 2020

Um dia depois de completar 49 anos, Luís Duarte, treinador do Paço de Arcos, contou-nos como vive e gera com a sua equipa este período sem Hóquei em Patins, com esperança de ainda poder vir a jogar as sete jornadas em falta no Campeonato. O técnico multititulado pela Selecção Nacional de Sub-20 abordou ainda a temporada no histórico clube da Linha, inevitavelmente marcada pela trágica perda de Énio Abreu, e falou-nos sobre uma I Divisão em que muitas vezes a polémica se sobrepõe ao Hóquei jogado.

26 de março de 2020

No seguimento da publicação de um exemplo do seu trabalho de Observação e Análise, Telmo André Sousa falou-nos das funções de um analista de Hóquei em Patins e da sua importância - ainda menosprezada por treinadores e clubes - na preparação dos jogos. Atento a todos os pormenores, Telmo apontou alguns detalhes que escapam e que podem fazer a diferença entre perder e ganhar.

24 de março de 2020

Com muitas saudades do seu "Caldeirão", Vítor Pereira, treinador da Sanjoanense, falou-nos da boa temporada da sua equipa e dos jovens valores que ali despontam. Acreditando que as sete jornadas que faltam disputar serão mesmo realizadas, o técnico nem quer ouvir falar em "cancelamento", preferindo abdicar do Campeonato da Europa onde estaria com a selecção inglesa.

18 de março de 2020

Esta quarta-feira, na segunda emissão marcada pela "quarentena", tivemos connosco André Centeno, outro produto da formação do Paço de Arcos e actualmente jogador do Valdagno. A situação em Itália, actualmente a mais dramática no que ao famigerado CoViD-19 diz respeito, foi incontornável e o 34º aniversário - no próximo domingo - do actual capitão da selecção angolana será necessariamente passado em casa. A carreira deste incansável jogador, ainda com o regresso a Portugal e ao "Melhor Campeonato do Mundo" no horizonte, foi pretexto para um passeio por três campeonatos diferentes, realidades diferentes e maneiras de ver o jogo diferentes.

16 de março de 2020

Apesar da prevenção ter fechado as portas da Rádio Movimento, não deixamos de Falar de Hóquei em Patins. Num momento delicado, vamos além-fronteiras ouvir testemunhos de outros convidados e, na 12ª emissão “tivemos” connosco Carlos Silva, treinador e jogador da formação helvética do Diessbach. Carlos falou sobre o momento sem Hóquei em Patins, com a Suíça a decretar mesmo o cancelamento – mais além do que a suspensão – de todas as provas, e – sem rodeios – prevê que esse será o desfecho de todas as provas na Europa. O internacional por Portugal e Moçambique recordou a sua carreira, com enfâse na realidade do “seu” Paço de Arcos, e abordou o percurso moçambicano num Mundial que teimam em reinventar.

9 de março de 2020

No regresso do "Vamos Falar de Hóquei em Patins" após prolongada pausa carnavalesca, o convidado foi Francisco Veludo. O guarda-redes dos italianos do Breganze e da selecção angolana deu "cambalhotas" pelo seu percurso e abordou os melhores e piores momentos da sua carreira, as pessoas que mais o marcaram e os seus objectivos para o futuro. E, numa conversa condimentada com boa disposição, revelou ainda qual o melhor chuveiro da II Divisão.

17 de fevereiro de 2020

A completar o número redondo de 10 emissões de "Vamos Falar de Hóquei em Patins", esteve com o HóqueiPT o treinador Guillem Pérez, que recordou a sua passagem pelo Hóquei em Patins português. Da chamada surpreendente de José Trindade à saída extemporânea menos de meio ano após o início da temporada e a uma rescisão que não o chegou a ser, o agora técnico dos escalões de formação do FC Barcelona recorda desafios e dificuldades de um período que, não obstante o desfecho, guarda com carinho e como uma etapa de aprendizagem.

10 de fevereiro de 2020

Na nona emissão do "Vamos Falar de Hóquei em Patins" fomos à base, aos fundamentos do Hóquei em Patins, ao despontar dos talentos do amanhã. Com o HóqueiPT esteve Jaime Santos, técnico ícone da formação da modalidade, responsável pelas primeiras "patinadelas" de inúmeros craques em Paço de Arcos ao longo de 20 anos e que deixou uma marca indelével em nove anos em Oeiras antes de, no início desta temporada, abraçar o desafio do Parede. O "avô desportivo" de muitos atletas conta-nos, num discurso emocionado e apaixonado pelo que faz, como, mais do que influenciar os jovens, são estes que o influenciam dia após dia.

3 de fevereiro de 2020

À oitava emissão, o internacional português Gonçalo Suissas tornou-se o primeiro jogador no activo no "Vamos Falar de Hóquei em Patins", levando-nos num passeio pela sua carreira que, garante, ainda está longe de terminar. O agora atacante do Oeiras recorda jogadores e treinadores que o marcaram nos oito clubes - para já - que representou no escalão maior do Hóquei em Patins nacional.

27 de janeiro de 2020

Pedro Caeiro Gonçalves esteve na sétima emissão do “Vamos Falar de Hóquei em Patins” para expor a sua visão da modalidade que abraçou e do seu projecto com uma Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins que pretende dinamizar. O treinador e coordenador técnico do Parede encabeça uma lista – ainda pendente de aceitação – às eleições da ANTHP que terão lugar no próximo dia 8 de Fevereiro.

20 de janeiro de 2020

Numa salutar excepção ao silêncio a que, por regra, a arbitragem se vota, Fernando Cabaço esteve na sexta emissão do "Vamos Falar de Hóquei em Patins" para abordar as críticas, as dificuldades e a organização dos árbitros nacionais. O ex-árbitro e actual delegado técnico explicou alguns aspectos desconhecidos do grande público de uma classe que é muitas vezes o "bode expiatório" na hora da derrota.

13 de janeiro de 2020

Com 10 anos como vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal para o Hóquei em Patins, haverá poucas pessoas que conheçam melhor os meandros e bastidores da modalidade do que Paulo Rodrigues. O ex-dirigente foi o convidado da quinta emissão do projecto radiofónico do HóqueiPT, abordando o actual momento federativo e desportivo, sem deixar de apontar o dedo à inércia dos clubes.

6 de janeiro de 2020

No regresso das emissões depois da pausa natalícia, demos continuidade à conversa com Nuno Lopes, treinador do Sporting de Tomar e ex-treinador do Sporting Clube de Portugal. O dérbi deste domingo entre leões e águias foi natural tema de conversa, com o agora técnico do Tomar a analisar o encontro, a política leonina e as movimentações - de bastidores e até de um fórum online - na sua passagem pelo clube que continua a defender de alma e coração.

16 de dezembro de 2019

Com as saídas de Diogo Alves e João Sardo do Tomar em destaque na semana que passou, o treinador Nuno Lopes foi o convidado do terceiro episódio. No entanto, a hora seria demasiado curta para o técnico que levou o Sporting da zona de descida à conquista da Taça CERS e que esteve no transfiguração quase total do agora campeão europeu. Assumidamente leão de alma e coração, Nuno Lopes não escondeu episódios de intrigas e jogos de bastidores que o deixaram desiludido...

9 de dezembro de 2019

A conversa tinha ficado a meio e Pedro Nunes regressou para mais uma hora de Hóquei em Patins falado. Da formação, aos ídolos do passado e do presente, passando pelo modelo dos World Roller Games ou a conquista de Portugal e a conciliação do papel de seleccionador com o de uma das equipas candidatas ao título nacional, o treinador volta a falar sem rodeios.

2 de dezembro de 2019

No primeiro "Vamos Falar de Hóquei em Patins", estivemos à conversa com o treinador Pedro Nunes. O ex-treinador do Benfica e seleccionador de Moçambique falou-nos da sua carreira, do último ano longe do banco e do momento da modalidade, sempre com uma opinião forte e vincada sobre temas que muitos evitam.

Inline content
Contacte-nos
BackOffice
Privacy Policy