Notícia

Portugal é (penta)Campeão da Europa de Sub-20!

Oct 29, 2016

Fotos: Site oficial Pully 2016

Portugal venceu a Itália por 1-3 na decisiva partida do Campeonato da Europa de Sub-20, conquistando o título pela quinta vez consecutiva, numa série inédita no historial português.

A final do Europeu de Sub-20, reeditou a final do Europeu de seniores, realizada em Julho, em Oliveira de Azeméis, entre Portugal e Itália.

Tal como nos "mais velhos", a selecção transalpina de Massimo Mariotti adiantou-se no marcador, e por Francesco Compagno, que estivera também na prova sénior. Faltavam "apenas" cinco minutos para o intervalo, mas Portugal não quis adiar para a segunda parte uma resposta cabal. Gonçalo Nunes, com dois golos, virou o resultado ainda antes das equipas recolherem aos balneários.

Na segunda parte, os pupilos de Luís Duarte dilataram a vantagem para dois golos, por intermédio de Pedro Batista, colocando os italianos na ingrata posição - e para a filosofia italiana, ainda mais ingrata é - de ter de correr atrás do resultado.

Os italianos tinham virado na véspera uma desvantagem de dois golos frente à França, e os portugueses estavam de sobreaviso e "armados" com o rigor táctico que já tinha contido o quase sufocante ataque espanhol nas meias-finais.

A sete minutos do final, a Itália dispôs de uma grande penalidade, soberana oportunidade para reduzir. O guarda-redes Tiago Rodrigues, em evidência a fechar os caminhos para a sua baliza, viu o azul na tentativa de Compagno reduzir. Chamado de "emergência", Diogo Brandão negou o golo a Francesco Compagno e a equipa fechou para jogar dois minutos em "underplay"... sem sofrer qualquer golo.

A Itália procurou até final reentrar na corrida ao título, mas Portugal já não deixou fugir o penta.

Este é o 19º título português em 50 edições da prova, o quinto consecutivo, que se junta a dois título mundiais de Sub-20 para um período a vencer no escalão, todos os anos, que já vem desde 2012.

Ás ordens de Luís Duarte, sagram-se agora campeões da Europa os guarda-redes Diogo Brandão e Tiago Rodrigues e os jogadores de pista António Trabulo, Carlos Loureiro, Gonçalo Conceição, Gonçalo Nunes, Gonçalo Pinto, Pedro Batista, Rafael Lourenço e Tomás Moreira.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade