Notícia

Porto campeão, com suspense em Alverca

Jun 17, 2017

As contas fazem-se no fim. E no fim, foi o Porto que terminou na frente.

Com uma vitória sobre o Riba d'Ave por 11-4 e beneficiando do desaire, empate a cinco, do Benfica em Alverca frente ao Sporting, o Porto termina o Campeonato Nacional da I Divisão isolado, com 68 pontos, para o seu 22º título nacional.

Ao longo da temporada, os dragões nunca estiveram no topo da tabela classificativa. Nas oito primeiras jornadas, só com vitórias, era a menor diferença de golos para o Benfica que pesava, e, à nona, o empate em Alverca custou dois pontos e o descolar do líder.

A equipa de Guillem Cabestany voltaria a juntar-se ao Benfica no topo da tabela na antepenúltima jornada, com uma vitória na recepção às águias (9-7), mas, com desvantagem no confronto directo (perdera 8-4 na primeira volta), ficava dependente da perda de pontos do rival para que, isolada, pudesse festejar o título.

O Porto cumpriu na recepção ao Riba d'Ave, apesar da desvantagem inicial. E, à distância, com a reviravolta e o avolumar do resultado, vibrava-se com o que se ia passando no Dérbi Capital.

Alverca, onde o Porto perdera os primeiros pontos para o Campeonato, foi desta vez talismã. O Sporting adiantou-se cedo e o Benfica nunca conseguiu passar para a frente, estando mesmo a perder por 4-1 e 5-2... até ao último minuto, em que as águias "passaram" para a frente por breves instantes, com o 5-6, de João Rodrigues. Festejaram efusivamente os jogadores e adeptos do Benfica, mas o golo seria anulado e o 5-5 final valia o título nacional no Dragão Caixa.

Candelária e Riba d'Ave acompanham Sanjoanense

No extremo mais amargo da tabela classificativa, Candelária e Riba d'Ave vão acompanhar a Sanjoanense na descida à II Divisão.

O Candelária perdeu por 2-6 na recepção ao Turquel, enquanto o Riba d'Ave cedia no Dragão Caixa. Assegurou a manutenção o Valença, que venceu, categoricamente, por 5-0 o Tomar.

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da I Divisão - Campeonato
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade