Notícia

Sorteios de I e II Divisão e Supertaças

Jul 28, 2014

Realizaram-se hoje na sede da Federação de Patinagem de Portugal os sorteios da Supertaça, I e II divisões nacionais.

A Supertaça António Livramento irá opor o campeão nacional, Valongo, ao vencedor da Taça, Benfica, em Albergaria-A-Velha no dia 27 de Setembro. O Benfica procura a sua oitava Supertaça, enquanto o Valongo, depois do inédito título de campeão, procura novo título inédito no seu historial. A última conquista dos encarnados na prova data de 2012, ano em que bateu no jogo decisivo a Oliveirense por 9-5.

A Supertaça Feminina irá opor o campeão nacional, Benfica, ao – em virtude da dobradinha encarnada na prova - finalista vencido da Taça de Portugal, Sanjoanense. A Supertaça realiza-se a 9 de Novembro devido à realização do Mundial de Seniores Feminino.

O Campeonato Nacional da I Divisão arranca a 4 de Outubro, e logo com um derby entre Benfica e Sporting, no que promete ser, à semelhança do que terminou, um campeonato muito competitivo. Os quatro primeiros - Valongo, Benfica, Porto e Juventude de Viana – poucas mexidas sofreram e Oliveirense e Sporting reforçaram-se para atacar os lugares cimeiros. O Valongo perdeu Girão e Rafa e terá de puxar dos galões de campeão para defender o título conquistado.

Ciclos decisivos

Num campeonato condicionado a que os quatro primeiros da última edição se encontrem apenas nas derradeiras jornadas, há dois ciclos que em muito podem ajudar a definir o próximo campeão.

O reforçado Sporting arranca logo com um derby na Luz seguindo-se a recepção ao Valongo na segunda jornada e a recepção ao Porto na quarta.

Num arranque que promete, a Oliveirense, também reforçada e assídua nas posições cimeiras nas últimas épocas, desloca-se ao Dragão na terceira jornada, à Luz na sétima e recebe o Valongo na oitava.

Os três grandes

Os jogos que colocam em confronto dois dos três grandes são os que concentram maior mediatismo. Em 2014/15, com o Sporting mais forte, reunirão ainda mais interesse. Os derbies e clássicos serão realizados nas seguintes datas: Benfica – Sporting (1ª jornada); Sporting – Porto (4ª jornada); Porto – Benfica (11ª jornada); Sporting – Benfica (14ª jornada); Porto – Sporting (17ª jornada) e Benfica – Porto (24ª jornada).

II Divisão

O início do Nacional da II Divisão a 20 de Setembro marca o arranque competitivo da nova temporada. Agora com 15 equipas em cada uma das zonas (Norte e Sul), o campeonato prolonga-se até 30 de Maio na sua primeira fase, discutindo-se nos dois fins-de-semana seguintes a equipa que sucede a’Os Tigres como campeão.

Sobe e desce

Depois de uma época de transição, a nova temporada trás novas regras no que às subidas e descidas diz respeito. Assim, em 2014/15 irão ser despromovidas à II Divisão três dos catorze primodivisionários, subindo à I Divisão os vencedores das zonas Norte e Sul e ainda o vencedor de um play-off (realizado nas datas de apuramento de campeão da II) entre os segundos classificados. Da II Divisão serão despromovidas três equipas de cada zona, subindo quatro da III Divisão, o que completará a redução de equipas a 14 por zona.

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da I Divisão - Campeonato
Campeonato Nacional da II Divisão - Prova 1
Supertaça António Livramento
Supertaça Feminina
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade