Notícia

Porto afasta um Riba d'Ave de primeira

Jun 16, 2018

O Porto venceu o Riba d'Ave por 2-6 e está na final da Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva, tendo vencido a prova nas duas vezes anteriores, em Gondomar (2017) e Ponte de Lima (2016).

O Riba d'Ave entrou destemido e a procurar fazer esquecer que é a única equipa da II Divisão nesta Final Four. A resistência "quebrou" quando Hélder Nunes inaugurou o marcador, aos 15 minutos, mas a equipa de Hugo Azevedo até podia ter reposto a igualdade quase de imediato... Telmo Pinto viu o azul, mas Bruno Pinto ("Serôdio") não conseguiu bater Nelson Filipe no correspondente livre directo. O Porto sobreviveu ao "underplay"e chegou ao intervalo a vencer pela margem mínima.

Na segunda parte, o Riba d'Ave continuou a mostrar que não estava rendido, mas aos nove minutos sofreria o segundo, por Reinaldo Garcia. A equipa minhota voltaria a ver Nelson Filipe negar-lhe um golo de livre directo pouco depois do golo, mas, desta feita, o treinador-goleador Hugo Azevedo não enjeitou a vantagem numérica para marcar. Só que o capitão azul-e-branco, Hélder Nunes, assinou dois golos num ápice e resolveu a contenda.

Com o marcador em 1-4 e menos de 10 minutos para jogar, ficava a faltar apenas definir o resultado final. Álvaro Morais e Jorge Silva marcaram para o Porto e, pelo meio, Raul Meca fez o segundo para o Riba d'Ave.

Um habitué

Esta será a 23ª presença do Porto na final em 45 edições da prova. A primeira vez que esteve na final foi na temporada de 1978/79, na quinta edição da prova, e o arranque foi "em falso", tendo conquistado apenas um troféu (1982/83) nas cinco primeiras presenças em finais. Mas, nas cinco presenças seguintes, entre 1985 e 1989, venceu sempre, igualando o "penta" alcançado pelo Benfica entre 1978 e 1982. Com 16 triunfos na prova-rainha, o Porto lidera a lista de vencedores, secundado pelo Benfica, com 15.

A final desta edição 2017/18 da Taça de Portugal está agendada para as 18h, em Tomar, e porá frente-a-frente os dragões e o vencedor da partida entre Valongo e Tomar.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade