Notícia

De calculadora em punho, com os olhos nos quartos-de-final

Feb 15, 2020

A preparação da quinta jornada da ase de grupos da Liga Europeia tem muita gente de calculadora em punho, com contas mais ou menos fáceis de fazer.

A conta que todos querem fazer este sábado é a da soma de três pontos, e tal apurará desde logo, caso o consigam e sem terem de olhar para outros jogos, Lodi, Porto, Oliveirense e Liceo. Já apurado está o Barcelona.

No caso das equipas portuguesas, uma vitória este sábado não apura desde já o Sporting e o Benfica. Os leões só garantiriam o apuramento, sem mais contas, pontuando na recepção ao Quevert na derradeira jornada. O Benfica fica à espera que o Barcelona não perca na recepção ao Sarzana este domingo e muitos contam que a lógica prevaleça para que o triunfo encarnado seja suficiente…

Para “fechar” nesta ronda

Para Porto e Oliveirense, as contas são fáceis. Se garantirem três pontos este sábado, estão nos quartos-de-final. Mas, caso não vençam, não hipotecam as suas hipóteses. E, no caso da Oliveirense, até perdendo pode ficar já apurada…

O Porto desloca-se a Monza e, na eventualidade de um empate pouco provável, "bastar-lhe-á" um empate na última jornada frente ao Biasca. Mesmo perdendo em Itália, uma vitória depois – em pleno Dragão Arena – frente aos helvéticos valerá o apuramento para a fase seguinte aos pupilos de Cabestany.

O Benfica viaja até à Alemanha e, mesmo não vencendo, assegurará o apuramento com um empate na derradeira ronda, quando receber o Sarzana. No entanto, o Sarzana desloca-se este domingo ao Palau Blaugrana e, fazendo menos pontos do que aqueles que o Benfica conseguir na Alemanha, os encarnados ficam já apurados nesta ronda.

As contas da Oliveirense são mais fáceis de fazer… ao contrário. A equipa de Oliveira de Azemeis só não é apurada para os "quartos" se perder em França e na recepção ao Liceo e se o Liceo perder agora com o Forte. Se a Oliveirense empatar em França, mesmo perdendo com o Liceo, a matemática não garante o apuramento, mas a equipa de Renato Garrido tem uma diferença de golos abismal para o Forte (15 golos para já) que dá um conforto desportivo.

Empate é mal menor para Sporting

O Sporting terá sempre de esperar pela última ronda para carimbar o apuramento para os quartos-de-final e continuar na defesa do título conquistado em 2019.

Perder em Itália significa desde já o adeus... caso o Reus vença em França. E, mesmo que o Reus não bata agora o Quevert, as contas do Sporting em caso de uma derrota ficam muito complicadas, dado que os leões não têm vantagem no confronto directo com os catalães. Precisariam contar com pontos do Lodi – que já estaria confortavelmente apurado – na Catalunha na última ronda.

Em caso de empate em Lodi, uma vitória depois na recepção ao Quevert deixa também o Sporting apurado. Esse empate leva a mais contas antes da última jornada, mas o somatório favorece os leões. Um empate em Itália e uma vitória na última jornada deixaria os leões com 11 pontos. Tantos como Reus e Lodi se empatarem entre si (e contando com a vitória “reusence” em terras gaulesas). No entanto, entre as três equipas, no critério de diferença de golos o Sporting terminaria com uma diferença positiva de um golo (que valeria o apuramento e a vitória no grupo), o Reus apurar-se-ia com saldo nulo entre marcados e sofridos e o Lodi ficaria com uma diferença negativa de um golo, que impediria – de forma ingrata – a equipa transalpina de Nuno Resende de seguir em rente.

O empate do Sporting em Itália, tendo em conta a recepção ao Quevert na derradeira jornada, acabaria assim por não ser um mau resultado. Mas quem joga para o empate, arrisca-se...

Liga Europeia - 5ª jornada

Grupo A

• Quevert vs. Reus • 21h

• Lodi vs. Sporting • 21h

Classificação: 1º Lodi (9 pontos), 2º Reus (7), 3º Sporting (7), 4º Quevert (0)

Grupo B

• Biasca vs. Noia • 17h

• Monza vs. Porto • 20h45

Classificação: 1º Porto (9 pontos), 2º Noia (7), 3º Monza (7), 4º Biasca (0)

Grupo C

• Herringen vs. Benfica • 18h

• Barcelona vs. Sarzana • 12h (domingo)

Classificação: 1º Barcelona (10 pontos), 2º Benfica (7), 3º Sarzana (4), 4º Herringen (1)

Grupo D

• Saint-Omer vs. Oliveirense • 20h30

• Liceo vs. Forte • 20h

Classificação: 1º Oliveirense (9 pontos), 2º Liceo (9), 3º Forte (4), 4º Saint-Omer (1)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade