Notícia

A nova Primeira Divisão

May 09, 2020

De surpresa e à margem da discussão de descidas e subidas, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) anunciou esta sexta-feira um novo modelo competitivo para o Campeonato Nacional da I Divisão sem que ainda tenha sido anunciado como serão definidas as equipas que o disputarão.

Surpresa ainda maior terá sido o revelar de um playoff, que obrigará a mais jogos, quando a hipótese de alargamento a 16 equipas teria caído por esse mesmo motivo, como recordou sem receios Nuno Domingues, treinador do Marinhense, nas redes sociais.

O alargamento obrigaria a 30 jogos para cada equipa em vez dos actuais 26. Mantendo-se um elenco de 14 equipas, mas com a nova fase final, poder-se-á chegar a 39. Somando-se a estes mais cinco para a inevitável – mas ainda não oficial liguilha – que definirá que três equipas se juntam a Benfica, Sporting, Oliveirense, Porto, Óquei de Barcelos, Braga, Turquel, Sanjoanense, Riba d’Ave, Valongo e Juventude de Viana na categoria máxima do Hóquei em Patins português.

São 44 datas de calendário só para o Campeonato, que terão de ser conciliadas com a nova prova no final da primeira volta, Taça de Portugal e eventuais competições europeias.

O novo Campeonato

Ouvidos vários dos clubes presentes por videoconferência na reunião desta sexta-feira, é possível inferir o modelo que foi apresentado pela FPP.

Após a famigerada liguilha que se realizará excepcionalmente no arranque da próxima temporada, o Campeonato Nacional da I Divisão terá uma primeira fase de todos-contra-todos, ao longo de 26 jornadas. Finda esta primeira fase, há as seguintes consequências em função da classificação:

• Os oito primeiros ficam apurados para o playoff de disputa do título;

• Os 9º, 10º e 11º garantem a manutenção na I Divisão;

• O 12º disputará com os segundos classificados das Zonas Norte e Sul da II Divisão um lugar na I Divisão, numa “mini-prova” de todos-contra-todos a duas voltas;

• Os 13º e 14º descem directamente à II Divisão, sendo os seus lugares ocupados pelos vencedores das Zonas Norte e Sul da II Divisão.

O playoff que decidirá o novo campeão nacional será jogado da seguinte forma:

• Quartos-de-final à melhor de três jogos;

• Meias-finais à melhor de cinco jogos;

• Final à melhor de cinco jogos.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade