Novo duelo entre Sporting e Porto, agora pela Intercontinental

Em Dezembro, Sporting e Porto vão disputar a Taça Intercontinental, único troféu internacional que falta no palmarés de ambas as equipas. A prova será jogada a duas mãos.

Novo duelo entre Sporting e Porto, agora pela Intercontinental

O Sporting e Porto tentam em Dezembro a conquista da Taça Intercontinental, troféu que não consta na vitrine de nenhuma dos clubes. O Sporting conta com três Ligas Europeias (1977, 2019 e 2021), duas Taças Continentais (2019 e 2021), duas Taças CERS (1984 e 2015) e três Taças dos Vencedores das Taças (1981, 1985 e 1991), ao passo que o Porto soma duas Ligas Europeias (1986 e 1990), uma Taça Continental (1986), duas Taças CERS (1994 e 1996) e duas Taças dos Vencedores das Taças (1982 e 1983).

Face à não realização de outras competições continentais em 2021, a World Skate aceitou a proposta de realização da prova entre os finalistas da Liga Europeia, Sporting e Porto, sendo a decisão a duas mãos, nos dias 17 de Dezembro (no Dragão Arena) e 19 de Dezembro (João Rocha).

Os leões venceram a prova máxima europeia - que tradicionalmente dá acesso à Intercontinental - em 1977, quando ainda não havia Taça Intercontinental, voltando a vencer em 2019, faltando inicialmente acordo para a organização e depois condições em virtude da pandemia. Agora, no terceiro título europeu, os leões tentam que o "título Mundial" seja de vez. O Porto só conta uma participação na Taça Intercontinental, em 2018, então também como finalista vencido da Liga Europeia, perdendo na decisão frente ao Barcelona.

Não oficialmente, numa guerra entre organismos, o Vic conquistou uma "Intercontinental" em 2016, batendo na decisão os argentinos do Huracan.

As duas últimas edições da Taça Intercontinental foram disputadas em Final Four e as sete anteriores decididas em jogo único. É preciso recuar até 2004 para encontrar uma decisão a duas mãos. Então, o Liceo venceu o Unión Estudiantil a 14 e 16 de Maio com as duas partidas realizadas na Galiza. Na primeira mão, "los verdes", como visitantes, venceram por 1-9 em Santiago de Compostela, confirmando a conquista com um 10-2 no Riazor, na Corunha, como visitado.

A Taça Intercontinental conta 16 edições oficiais, sendo que apenas a primeira, em 1985, foi vencida pelo candidato sul-americano, então o UVT.

Depois, contam-se cinco triunfos de Barcelona e Liceo, um do Reus, um do Follonica e ainda três triunfos portugueses: dois do Benfica (2013 e 2017) e um do Óquei de Barcelos (1992).

Em alternância, as últimas quatro edições reconhecidas da Intercontinental foram ganhas por Benfica (2013), Barcelona (2014), Benfica (2017) e Barcelona (2018).

Na última edição realizado - e provavelmente a melhor de sempre -, em 2018, em San Juan, o Porto foi finalista num formato em Final Four com os finalistas da Liga Europeia e do Sul Americano de Clubes. Os dragões venceriam o então campeão Pan-Americano Leonardo Murialdo nas meias-finais, mas claudicariam frente ao Barcelona na partida decisiva perante um repleto Aldo Cantoni.

Terceiro acto de 2021

O duelo entre Sporting e Porto será o terceiro por títulos em 2021 depois de já terem discutido em confronto directo a Liga Europeia e a Taça Continental em 2019.

Tal como em 2019, com dois triunfos leoninos, 2021 está a sorrir ao Sporting de Paulo Freitas que levou a melhor na final da Liga Europeia e na decisão do Campeonato Nacional, em play-off.

Em virtude dos embates para a Taça Intercontinental, o Sporting antecipou para 12 de Dezembro a deslocação dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal a São Pedro do Sul, para defrontar o Termas, faltando então o reagendamento de semelhante compromisso do Porto frente ao Marítimo, nos Açores.

Recorde-se que este ano está a ser de ouro para o Sporting tendo conquistado Liga Europeia, Campeonato Nacional e Taça Continental. Em termos de provas oficiais, só falhou a conquista da Elite Cup.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O problema da solução ou a solução para o problema

O problema da solução ou a solução para o problema

Carlos Nicolía esteve com um pé fora do Benfica no último defeso, mas as águias mantêm a dependência do jogo e dos golos do argentino que termina contrato em 2022.

Futsal troca 'voltas' ao Sporting

Futsal troca 'voltas' ao Sporting

Face à indisponibilidade do João Rocha, o Sporting inverteu duas jornadas, ficando agora seis jogos consecutivos 'on the road' na I Divisão. Na segunda volta, actuará como visitado da 20ª à 25ª e penúltima jornada da fase regular.