Notícia

Três jogos, três desfechos

Feb 17, 2022

Esta quarta-feira houve três jogos da 18ª jornada, com tripla no desfecho. O Valongo venceu em casa, Juventude de Viana e Braga empataram e o Tomar venceu fora. #PrimeiraDivisão

Foram desfechos para todos os gostos. Com os seus jogos previstos para o fim-de-semana adiados em função da participação nas provas europeias, Valongo, Tomar e Juventude de Viana entraram em pista esta quarta-feira. As equipas da Liga Europeia venceram, uma em casa e outra fora, e a equipa da Taça WSE empatou.

O Valongo recebeu uma Sanjoanense que é também europeia, mas folgou na jornada da Taça WSE do último fim-de-semana. A equipa de Edo Bosch venceu por 3-1.

Facundo Bridge abriu o marcador aos sete minutos, com aquele que seria o único tento dos primeiros 25 minutos. No arranque da etapa complementar, o outro argentino dos valonguenses, Facundo Navarro, ampliou, e o coeso bloco do Valongo foi negando a reacção à equipa de São João da Madeira.

Sem concretizar de bola corrida, a equipa de Vítor Pereira via na 10ª falta contrária a hipótese de reduzir, mas, pouco depois do Valongo somar nove faltas, Diogo Abreu fez o 3-0 que, a menos de cinco minutos do fim, matava o jogo. O melhor que os alvinegros lograram foi reduzir por Tiago Almeida, evitando a "clean sheet" - jogo sem sofrer golos - do Valongo.

Quem manteve a sua baliza inviolada nos 50 minutos, foi o Tomar e Francisco Veludo. Na Parede, a equipa de Nuno Lopes foi categórica apesar da viagem a Itália no fim-de-semana.

Numa entrada muito forte, Guilherme Silva inaugurou o marcador aos cinco minutos e Caio ampliou aos nove. Aos poucos, o Parede foi procurando libertar-se, mas os espaços concedidos redundariam em mais dois golos sofridos, com Pedro Martins e Tomás Moreira a dilatarem o marcador. E nem de livre directo, com Veludo a ganhar o duelo com Rafael Lourenço, nem nos dois minutos de vantagem numérica (Lucas Honório viu azul) que se seguiram, o Parede chegou ao golo.

O resultado ao intervalo já pesava e o quinto tento dos visitantes, aos seis minutos, era uma autêntica estocada no ânimo da equipa da casa. Tomás Moreira concretizou a primeira das seis bolas paradas de que o Tomar dispôs na segunda parte, mas a eficácia ficou-se por aí, sem ninguém de verde-e-branco voltar a conseguir bater António Mendonça ("Toni").

Na outra baliza, Francisco Veludo lograria completar os 50 minutos sem ir ao fundo das redes, apesar de duplo duelo com Joka (uma grande penalidade e um livre directo) e de um punhado de boas situações criadas pelos visitados.

O triunfo tomarense mantém as duas equipas portuguesas da Liga Europeia a par na classificação, com 30 pontos, estando o Valongo em 6º e o Tomar em 7º no desempate por confronto directo. Quatro pontos atrás do 5º lugar do Benfica e sete à frente do 8º do Braga, Valongo e Tomar vão consolidando o lugar no play-off que já lograram na pretérita temporada.

Em Viana do Castelo, em dérbi minhoto, Juventude de Viana e Braga dividiram pontos num "magro" empate a uma bola. Pedro Mendes marcou a meio da primeira parte para os visitantes e João Pedro a meio da segunda para os anfitriões, acabando o resultado por ser "curto" nas aspirações de play-off dos bracarenses (seguindo, no entanto, no 8º lugar) e na esperança de manutenção da Juventude de Viana.

Depois de sete derrotas, os vianenses voltam a pontuar, mas não é suficiente para deixarem o 12º lugar, abaixo da linha de água. A equipa de Reinaldo Ventura soma os mesmos 11 pontos do Marinhense, que está nos lugares de manutenção, mas tem desvantagem no confronto directo.

Entretanto, o fecho da jornada ficou adiado para 12 de Março. Será quando Marinhense e Turquel, depois dos alvinegros - agora já com três jogos em atraso - terem vários casos positivos de coronavírus, se defrontam, num jogo importante na luta pela manutenção.

18ª jornada

• Sporting 3-7 Porto • 12.Fev

• Paço de Arcos 3-5 Óquei de Barcelos • 12.Fev

Benfica 7-2 Oliveirense • 12.Fev

Valongo 3-1 Sanjoanense • 16.Fev

• Parede 0-5 Tomar • 16.Fev

Juventude de Viana 1-1 Braga • 16.Fev

• Marinhense vs. Turquel • 12.Mar • 17h

Classificação

1º Porto (46 pontos), 2º Óquei de Barcelos (42), 3º Sporting (41), 4º Oliveirense* (35), 5º Benfica** (34), 6º Valongo* (30), 7º Tomar* (30), 8º Braga* (23), 9º Paço de Arcos (20), 10º Parede (13), 11º Marinhense** (11), 12º Juventude de Viana (11), 13º Turquel*** (7), 14º Sanjoanense* (7)

*menos um jogo, **menos dois jogos, ***menos três jogos

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade