Clássico nos 'oitavos' da Taça

Clássico nos 'oitavos' da Taça

Realizou-se na tarde desta quarta-feira o sorteio do que falta jogar da Taça de Portugal, ficando definido o quadro de jogos até à final de 17 de Junho.

O Clássico entre Sporting e Porto será o prato forte dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, perspectivando-se outro jogo "grande" ainda antes da Final Four. O que "condena" a fase decisiva da prova a ter apenas um dos "três grandes", podendo mesmo não ter nenhum, se o Famalicense for épico nas duas eliminatórias que a antecedem. É que o vencedor entre leões e dragões receberá nos quartos-de-final quem passar na eliminatória entre Famalicense e Benfica...

Os "oitavos" só terão dois jogos entre primodivisionários: entre Sporting e Porto e entre Tomar e Óquei de Barcelos.

O "grande" que possa chegar à Final Four irá encontrar Sesimbra, Valença, Académica de Coimbra ou Riba d'Ave. O primodivisionário Valença desloca-se à vila piscatória de Sesimbra nos "oitavos" e, caso confirme o seu favoritismo frente à equipa da III Divisão, desloca-se nos "quartos" a casa dos "secundários" Académica ou Riba d'Ave, que se defrontam antes em Coimbra. Apesar de ser a única equipa da I Divisão neste grupo, e com possibilidade de voltar a fazer história com a chegada à Final Four, será preciso ter presente que, por exemplo, em Riba d'Ave já caiu - e com "estrondo" (6-1) - o Turquel.

Na outra metade do quadro (ie, para a outra meia-final), há três claros candidatos: Valongo, Tomar e Barcelos. O Valongo joga na próxima ronda em Lavra e, antes da Final Four, ou recebe o primodivisionário Braga ou se desloca à Marinha Grande - missão que nos "oitavos" será dos bracarenses -, para defrontar o Marinhense.

Sorteio teve de ser repetido. Na primeira tiragem dos "oitavos" faltava a bola do Cascais.

Finalmente ("but not least"), em Tomar joga-se o "outro" jogo (só há dois) entre primodivisionários dos "oitavos". O Sporting de Tomar, finalista em 2017, recebe o Óquei de Barcelos, semifinalista em 2016, e o mais feliz entre estes jogará em casa de uma equipa da III Divisão o acesso à Final Four. Cascais ou Maia têm o (hercúleo) desafio de surpreender.

Não será uma "final a quatro" com as equipas que lutam pelo título (poderá estar apenas uma desta), mas esta é a "magia" da Taça de Portugal, que a torna distinta das outras "Taças".

Os oitavos-de-final estão agendados para 17 de Março, seguindo-se os "quartos" a 14 de Abril e a decisiva Final Four a 16 e 17 de Junho.

O Porto venceu as duas últimas edições da prova, passando o Benfica em número de conquistas. Os dragões somam 16 triunfos na prova, enquanto as águias têm 15, sendo que apenas sete equipas contam a Taça de Portugal no seu palmarés. Para além de Porto e Benfica, conquistaram a "prova rainha" o Óquei de Barcelos (em seis ocasiões), Sporting (quatro), Oliveirense (três), Malhangalene e Académico de Cambra.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia