Sábado de 'mata-mata' na Europa

Sábado de 'mata-mata' na Europa

Termina este sábado a fase de grupos da Liga Europeia, a mais prestigiada competição de clubes, e ainda há muito por decidir.

Nos quartos-de-final, são já certas as presenças de Reus, Porto, Follonica, Barcelona, Liceo e Sporting... mas só um embate está definido, com os blaugrana a defrontarem os italianos do Follonica na antecâmara da desejada Final Four.

O Reus, vencedor do grupo A, espera por quem terminar em segundo no grupo D. Sporting e Liceo decidirão entre si quem defronta ou evita o detentor do título. Para vencer o grupo e evitar os pupilos de Jordi Garcia, os "verde-e-brancos" do Sporting precisam de vencer, enquanto a "los verdes" do Liceo basta o empate. Na primeira volta, deu empate a uma bola...

Oliveirense e Benfica discutem apuramento perante o seu público
Oliveirense e Benfica discutem apuramento perante o seu público

Também vencedor do grupo (B), o Porto aguarda pelo segundo do grupo C, a definir entre Benfica e Forte dei Marmi, sendo que apenas um seguirá em frente. Na Luz, o empate bastará às águias, enquanto os italianos, que regressam à casa dos encarnados depois da Final Four de 2016, têm necessariamente de vencer. Pierluigi Bresciani depositará certamente esperanças em Gonzalo Romero, reforço do Sporting para a próxima época, mas o Benfica é favorito.

Caso Oliveirense e Benfica se apurem, Portugal faz um pleno de apuramento. Mas, para além de um Clássico entre Benfica e Porto, poderá haver um embate entre Oliveirense e Sporting nos "quartos".

No quadro dos quartos-de-final, há ainda um embate totalmente em aberto. O vencedor do grupo D - entre Sporting e Liceo - defrontará o segundo do grupo A. No grupo onde o Reus já está apurado, a decisão da segunda equipa passa por Oliveira de Azeméis. A Oliveirense recebe o Viareggio e tem de vencer para garantir a "vaga" que os italianos - com Reinaldo Ventura como figura - segurarão com "apenas" um empate.

Jogos decisivos da última jornada

Oliveirense vs Viareggio, 20h

Benfica vs Forte, 20h30

Sporting vs Liceo, 20h

Perspectiva dos quartos-de-final (1ª mão)

- Sporting (se empatar ou perder) ou Liceo (caso perca) vs Reus Deportiu

- Benfica (se vencer ou empatar) ou Forte (se vencer) vs FC Porto

- Liceo (se vencer ou empatar) ou Sporting (se vencer) vs Viareggio (se vencer ou empatar) ou Oliveirense (se vencer)

- Follonica vs Barcelona

Taça CERS

Mais adiantada vai a Taça CERS, disputando-se este sábado a segunda mão dos quartos-de-final, que definirá já o calendário da Final Four.

O detentor do título é o melhor posicionado para conseguir um lugar no decisivo fim-de-semana, que se realizará a 28 e 29 de Abril. E, para o Barcelos, esta seria a quarta Final Four da prova consecutiva. Os barcelenses venceram na primeira mão os rivais minhotos da Juventude de Viana por 2-5 e defendem uma vantagem de três golos perante o seu público, onde esta época só cederam um empate (4-4 com o Tomar) e uma derrota, com a Oliveirense... mas por apenas um golo. André Azevedo, ainda em recuperação da grave lesão ocular que sofreu, é ausência certa, havendo dúvidas sobre a utilização de João Guimarães ("Joca").

Turquel tem de virar eliminatória... em Itália
Turquel tem de virar eliminatória... em Itália

Quem passar no dérbi minhoto terá pela frente Voltregà ou Correggio. A equipa catalã regressou a casa com um empate a seis e é claramente favorita a regressar às decisões europeias, sendo que foi a primeira vencedora da Liga Europeia, então Taça dos Campeões Europeus, em 1966. Venceria depois mais duas Ligas Europeias (1975 e 1976) e uma Taça CERS (2002).

Para a outra meia-final correm também duas equipas portuguesas, em eliminatórias diferentes, mas ambas a terem de virar um resultado desfavorável na primeira mão. O Tomar recebe o Lleida num duelo entre equipas que já assumiram a vontade de organizar a Final Four da prova. Na Catalunha, os nabantinos perderam por 4-2 e a tarefa frente ao actual sexto classificado da disputada OK Liga não se adivinha nada fácil.

Na CERS, Portugal pode ter maioria na Final Four, com três equipas. Mas Tomar e Turquel têm de virar desvantagens.

Ainda mais complicada, poderá ser a tarefa do Turquel. Os "brutos dos queixos" perderam pela margem mínima (4-5) no jogo que marcou o regresso de Nelson Lourenço ao comando técnico da equipa e têm de superar um Breganze que tem estado impressionante sob a orientação do argentino Diogo Mir. A título de exemplo, no passado sábado venceu o actual campeão italiano, Lodi, na casa deste...

Segunda mão dos quartos-de-final

SC Tomar vs CE Lleida, 18h (2-4 da primeira mão)

CP Voltregà vs Correggio H, 21h (6-6)

H Breganze vs HC Turquel, 21h (5-4)

OC Barcelos vs AJ Viana, 21h30 (5-2)

Meias-finais / Final Four

CP Voltregà ou Correggio H vs OC Barcelos ou AJ Viana

CE Lleida ou SC Tomar vs H Breganze ou HC Turquel

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia