'Não há duas sem três' ou 'à terceira é de vez'?

'Não há duas sem três' ou 'à terceira é de vez'?

Porto e Benfica disputam este sábado o quinto Clássico da época, o terceiro no Dragão Caixa, em partida agendada para as 15h, com arbitragem de Rui Torres e José Pinto e transmissão (prevista, pelo menos...) na TVI24.

Os duelos começaram na Luz, no fecho do ano civil de 2017, com vitória encarnada para o Campeonato Nacional por 6-2. Seguiu-se nova vitória encarnada, por um tangencial 3-2, em Março, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europeia. Duas semanas volvidas, já em Abril, começaram os duelos no Dragão Caixa. E o factor casa voltou a vingar, desta feita a favor dos azuis-e-brancos.

Na segunda mão dos "quartos" da prova máxima europeia, o Porto destroçou o Benfica com uma vitória por 9-2, fruto de uma entrada em jogo demolidora. E, apenas uma semana depois, então para a Taça de Portugal, a entrada forte dos dragões foi mais uma vez determinante para uma vitória que se cifraria em 5-2.

Lar, doce lar

Em quatro confrontos esta temporada, a vitória sorriu sempre a quem jogou na sua pista. E tal é regra desde há muito.

A título de exemplo, tendo como ponto de partida o momento em que Pedro Nunes chegou ao comando técnico do Benfica, em 2013, dragões e águias defrontaram-se 18 vezes. Bem, na prática, 17, dado que o Benfica faltou ao embate agendado da Taça de Portugal da pretérita temporada... Foram três Clássicos em 2013/14 e 2015/16, quatro em 2014/15 e 2016/17 (três, efectivamente) e agora cinco esta época.

Dessas 17 ocasiões, sete foram no Dragão Caixa e outras tantas na Luz, havendo como excepção às vitórias caseiras apenas um desfecho em cada pavilhão. Curiosamente, ambos na já distante temporada de 2014/15, ainda antes de Guillem Cabestany chegar. Então, o Benfica venceu no Dragão por 3-7 para o Campeonato Nacional, ao passo que o Porto logrou um empate a três na Luz para a Liga Europeia.

Porto entrou forte e decidiu cedo os jogos no Dragão frente ao Benfica
Porto entrou forte e decidiu cedo os jogos no Dragão frente ao Benfica

Olhando para esta temporada, o Porto chega a este confronto com melhor ataque (141 vs 129), mas pior defesa (53 vs 45) e com duas derrotas, na Luz e em Barcelos. O Benfica chega ao Dragão Caixa invicto para o Campeonato Nacional, tendo perdido pontos em três empates: em Oliveira de Azeméis, no João Rocha e em Valongo.

Resumindo, para o Campeonato, no confronto do seu lar, Porto e Benfica só sabem vencer. E este jogo é no Dragão Caixa. Pesará no subconsciente dos encarnados as duas recentes derrotas naquele pavilhão, que custaram o afastamento da Liga Europeia e da Taça de Portugal, e no dos azuis-e-brancos ainda estará bem presente a derrota de há menos de uma semana, ainda que noutro contexto [a Liga Europeia] e ainda que com outro adversário [o Barcelona]. Golpes no ânimo e no ego das duas equipas que cabe a Cabestany e Nunes trabalhar...

Afinal, quem vai à frente?

Benfica e Porto estão na liderança "ex aequo" do Campeonato Nacional com 60 pontos ao cabo de 22 jornadas. Mas, para elaboração da tabela classificativa, quem é primeiro e quem é segundo?

Se por crueldade com os adeptos, que ficariam privados de grandes espectáculos, o Campeonato terminasse agora mesmo, o Benfica seria coroado vencedor em virtude da vantagem no confronto directo com os azuis-e-brancos, dado que, no único jogo entre as duas equipas para a prova em causa, os encarnados venceram por 6-2.

Tal é respondido no Artigo 7º (Qualificação de clubes, atribuição de pontos e desempate classificativo) do Regulamento Geral, no ponto 4 que "resolve" o empate pontual entre duas equipas. E, no caso particular do percurso de Benfica e Porto, ficaria decidido logo no primeiro critério, onde se lê que "Será melhor classificada a equipa que, nos jogos da fase da prova realizados entre ambos, tenha obtido o maior número de pontos".

Vitória em casa por quatro golos vale vantagem no confronto directo ao Benfica
Vitória em casa por quatro golos vale vantagem no confronto directo ao Benfica

No entanto, o regulamento federativo só considera a classificação (e respectivo desempate) no final da prova, e não enquanto esta decorre. Tal justificará a adopção por alguns orgãos de uma "lei" que é do futebol. O regulamento da Liga de futebol aborda o desempate em caso de igualdade de pontos no seu Artigo 17.º em que o ponto 1 define os vários critérios, semelhantes aos do ponto 4 do Artigo 7º do regulamento do Hóquei em Patins.

Mas, no futebol, há um ponto 3 complementar que torna explicita a diferenciação. Lê-se que "Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1", o que coloca de parte o confronto directo, referido nas três primeiras e excluídas alíneas. Uma exclusão que não existe no Hóquei em Patins...

Sporting na expectativa

Independentemente de quem parte em primeiro para esta 23ª jornada, o Sporting parte em terceiro. Mas pode estar em primeiro, isolado, já este sábado, por volta das 17h. Os leões não poderão acompanhar a partida dos rivais, dado que, à mesma hora, defrontam o Paço de Arcos. Caso vença o actual 10º classificado, o Sporting passa a somar 62 pontos e um empate no Dragão Caixa faz com que Porto e Benfica "só" fiquem com 61.

Sporting pode estar na frente no fecho desta jornada, mas tem depois o
Sporting pode estar na frente no fecho desta jornada, mas tem depois o "ciclo terrível"

No entanto, mesmo que o resultado do Clássico não permita deixar a equipa de Paulo Freitas no primeiro lugar (mas permitirá sempre que chegue a segundo), o dérbi com o clube da Linha é fundamental para as aspirações do Sporting que, claramente favorito nesta jornada, tem nas três últimas um ciclo que ninguém inveja: vai à Luz, recebe o Porto e fecha em Oliveira de Azeméis.

Para os protagonistas do Clássico deste sábado, também se prevêem algumas dificuldades na recta final do Campeonato Nacional... O Porto ainda terá de jogar com Oliveirense (casa), Sporting (fora) e Infante Sagres (casa), enquanto o Benfica defronta Sporting (casa), Infante Sagres (fora) e Grândola (casa).

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia