Barcelona conquista Lliga Catalana

Barcelona conquista Lliga Catalana
Foto de capa: Federació Catalana de Patinatge @ Twitter

O Barcelona conquistou a Lliga Catalana, ao vencer o Lleida com um golo solitário, no prolongamento.

Apropriadamente realizada na Diada, Dia Nacional da Catalunha, a final da Lliga Catalana foi uma partida muito disputada.

Logo no primeiro minuto, Maxi Oruste, reforço do Lleida para esta temporada, bateu Egurrola, mas o golo foi anulado por bola alta... depois de consulta ao VAR, que se estreou no Hóquei em Patins nesta Lliga Catalana.

A Lliga Catalana foi a única prova oficial em que o Barcelona participou em 2017/18 sem terminar como vencedor.

Num duelo entre o vencedor da Liga Europeia e o vencedor da Taça CERS, nem Aitor Egurrola, nem Lluis Tomàs consentiram golos nos 50 minutos regulamentares, assumindo os papeis de protagonistas maiores desta decisão.

Já nos três minutos finais, depois de um azul a Roberto Di Benedetto, Pablo Alvarez teve uma soberana oportunidade, mas também não seria assim que conseguiria bater Tomàs. Nem nos dois minutos de superioridade numérica…

Barça e Lleida podem voltar a encontrar-se na decisão da Taça Continental, em Barcelos.

O jogo foi para prolongamento com nove faltas para os “blaugrana” e oito para a equipa da “llista blava” (“faixa azul”), mas a primeira grande oportunidade foi de grande penalidade. Nos instantes iniciais do tempo extra, Bruno Di Benedetto caiu na área, mas – depois do lance ser analisado em VAR – Andreu Tomàs não conseguiu transformar em golo.

Este é a quinta conquista do Barcelona na história da Lliga Catalana.

Pouco depois, ainda não estavam decorridos dois minutos, Andreu, o capitão do Lleida, cometeu a 10ª falta, confirmada por VAR, e, no livre directo, Pau Bargalló chegou enfim ao golo, apesar de apenas na recarga. Seria suficiente para decidir o prolongamento único de cinco minutos.

O Barcelona esteve presente em todas as quatro meias-finais desde que a prova regressou em 2015, mas este é o primeiro título conquistado após o interregno de 16 anos. Antes, os blaugrana somavam quatro títulos, conquistados consecutivamente entre 1994 e 1998. A prova seria interrompida em 1999.

Esta conquista do Barcelona é também a primeira do internacional João Rodrigues de blaugrana. Ao vencer na Lliga Catalana, João repete o feito do ex-colega Pedro Henriques em 2016, então ao serviço do Reus.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia