Portugal vence e disputará título com a Espanha

Portugal vence e disputará título com a Espanha
Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

Portugal venceu esta quinta-feira a Itália por 5-0 e a luta pelo título Europeu fica restringida às duas selecções ibéricas.

Com a vitória sobre a selecção transalpina, Portugal passou a somar 12 pontos em quatro jogos, voltando a alcançar a Espanha que, um par de horas antes, vencera a Inglaterra por 0-20. Nas contas do título, mais do que os três pontos conquistados por Portugal, são os que a Itália não ganha, ficando arredada da discussão.

Esta sexta-feira, no penúltimo dia da competição, a Espanha defronta a Alemanha (19h) e Portugal defronta a Suíça (21h), mas qualquer que sejam os resultados registados, o Clássico ibérico de sábado, que fecha este Campeonato da Europa, coroará como campeão europeu o vencedor dessa partida. Numa prova sem uma final propriamente dita, fica só a faltar saber quem partirá com a vantagem de saber que o empate lhe serve…

Espanha e Portugal terminarão nos dois lugares mais altos do pódio, tal como nas últimas três edições. Cabe a Portugal inverter uma sina que ditou sempre a Espanha campeã e Portugal vice.

Categóricas

A selecção orientada por Carlos Pires tem estado num crescendo exibicional e perfila-se como um sério obstáculo ao “penta” espanhol. A vitória clara sobre a valorosa selecção italiana foi mais uma prova disso mesmo.

Ao apito inicial, Portugal repetiu o cinco… que não tardou a ser um quatro. Ainda no primeiro minuto, Ana Catarina Ferreira viu o azul, obrigando a selecção portuguesa a jogar em desvantagem depois de Maria Celeste Vieira negar o golo de livre directo a Elena Tamiozzo. Mas Portugal “sobreviveu” e, quando conseguiu situação semelhante, não falhou…

Aos 14 minutos, Tamiozzo viu também o cartão azul. E Marlene Sousa também não conseguiu transformar em golo o livre directo. Mas Maria Sofia Silva aproveitou a vantagem numérica para inaugurar o marcador.

Num bom jogo, bem disputado, Portugal voltaria a marcar a três minutos do intervalo, por Inês Vieira (“Bé”), logrando uma vantagem importante.

No entanto, uma vantagem de dois golos não dá tranquilidade. E ainda menos no Hóquei em Patins. Foi por isso determinante a atitude logo após o reatamento, e golo conseguido por Maria Sofia Silva, a bisar nesta partida e a dilatar para 3-0.

A vantagem tranquilizou a selecção lusa que foi controlando os acontecimentos e os momentos de jogo. O passar dos minutos também penalizava as “azzurre” cujo dia começara cedo, com uma vitória sobre a Inglaterra (1-7) em jogo com início às 9h30.

A oito minutos do fim, Ana Catarina Ferreira arrumava definitivamente a questão do vencedor com o 0-4, mas ainda bisaria no encontro, fechando as contas a poucos segundos do final, de grande penalidade.

Resumo

Resultados do dia

Inglaterra 1-7 Itália

Alemanha 4-1 Suíça

Inglaterra 0-20 Espanha

Portugal 5-0 Itália

Classificação

1º Espanha, 12 pontos em 4 jogos

2º Portugal, 12 pontos

3º Itália, 7 pontos, mais um jogo

4º França, 6 pontos

5º Alemanha, 4 pontos

6º Suíça, 3 pontos

7º Inglaterra, 0 pontos, mais um jogo

Agenda de 12 de Outubro

Itália vs França (17h)

Espanha vs Alemanha (19h)

Suíça vs Portugal (21h)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia