Portugal vence e disputará título com a Espanha

Portugal vence e disputará título com a Espanha
Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

Portugal venceu esta quinta-feira a Itália por 5-0 e a luta pelo título Europeu fica restringida às duas selecções ibéricas.

Com a vitória sobre a selecção transalpina, Portugal passou a somar 12 pontos em quatro jogos, voltando a alcançar a Espanha que, um par de horas antes, vencera a Inglaterra por 0-20. Nas contas do título, mais do que os três pontos conquistados por Portugal, são os que a Itália não ganha, ficando arredada da discussão.

Esta sexta-feira, no penúltimo dia da competição, a Espanha defronta a Alemanha (19h) e Portugal defronta a Suíça (21h), mas qualquer que sejam os resultados registados, o Clássico ibérico de sábado, que fecha este Campeonato da Europa, coroará como campeão europeu o vencedor dessa partida. Numa prova sem uma final propriamente dita, fica só a faltar saber quem partirá com a vantagem de saber que o empate lhe serve…

Espanha e Portugal terminarão nos dois lugares mais altos do pódio, tal como nas últimas três edições. Cabe a Portugal inverter uma sina que ditou sempre a Espanha campeã e Portugal vice.

Categóricas

A selecção orientada por Carlos Pires tem estado num crescendo exibicional e perfila-se como um sério obstáculo ao “penta” espanhol. A vitória clara sobre a valorosa selecção italiana foi mais uma prova disso mesmo.

Ao apito inicial, Portugal repetiu o cinco… que não tardou a ser um quatro. Ainda no primeiro minuto, Ana Catarina Ferreira viu o azul, obrigando a selecção portuguesa a jogar em desvantagem depois de Maria Celeste Vieira negar o golo de livre directo a Elena Tamiozzo. Mas Portugal “sobreviveu” e, quando conseguiu situação semelhante, não falhou…

Aos 14 minutos, Tamiozzo viu também o cartão azul. E Marlene Sousa também não conseguiu transformar em golo o livre directo. Mas Maria Sofia Silva aproveitou a vantagem numérica para inaugurar o marcador.

Num bom jogo, bem disputado, Portugal voltaria a marcar a três minutos do intervalo, por Inês Vieira (“Bé”), logrando uma vantagem importante.

No entanto, uma vantagem de dois golos não dá tranquilidade. E ainda menos no Hóquei em Patins. Foi por isso determinante a atitude logo após o reatamento, e golo conseguido por Maria Sofia Silva, a bisar nesta partida e a dilatar para 3-0.

A vantagem tranquilizou a selecção lusa que foi controlando os acontecimentos e os momentos de jogo. O passar dos minutos também penalizava as “azzurre” cujo dia começara cedo, com uma vitória sobre a Inglaterra (1-7) em jogo com início às 9h30.

A oito minutos do fim, Ana Catarina Ferreira arrumava definitivamente a questão do vencedor com o 0-4, mas ainda bisaria no encontro, fechando as contas a poucos segundos do final, de grande penalidade.

Resumo

Resultados do dia

Inglaterra 1-7 Itália

Alemanha 4-1 Suíça

Inglaterra 0-20 Espanha

Portugal 5-0 Itália

Classificação

1º Espanha, 12 pontos em 4 jogos

2º Portugal, 12 pontos

3º Itália, 7 pontos, mais um jogo

4º França, 6 pontos

5º Alemanha, 4 pontos

6º Suíça, 3 pontos

7º Inglaterra, 0 pontos, mais um jogo

Agenda de 12 de Outubro

Itália vs França (17h)

Espanha vs Alemanha (19h)

Suíça vs Portugal (21h)

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição